Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lobinhos e escoteiros são as estrelas de exposição que retrata o escotismo em Cascavel

02/06/23 às 10:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

"Sempre Alerta" o tema da exposição não poderia ser mais especifico. Unidas essas duas palavrinhas demonstram o espírito do escoteiro de sempre estar pronto para servir a comunidade. A exposição fotográfica mostra bem como são divertidas todas as atividades escoteiras que acontecem todos os sábados a tarde nos três grupos da cidade: O Cascavel, com sede no Zoológico e 41 anos de fundação; o Aldeia Verde, com sede no Colégio Marista e com 10 anos de fundação e o Ordem de Lis que tem pouco mais de 1 ano de fundação e têm sede no Seminário São José em Cascavel.

 

A exposição de fotografias foi uma iniciativa do GE caçulinha da cidade, Ordem de Lis trabalho coordenado pela Diretora de Comunicação, a Jornalista Cristiane Guimarães e com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cascavel.

Leia mais:

Imagem de destaque
SUSPEITOS ARMADOS

Polícia Civil abre investigações sobre roubo milionário de diamantes em Cambé

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONANTES

Rodado de caminhão atravessa a PR-445 e invade empresa metalúrgica em Cambé

Imagem de destaque
APÓS MANIFESTAÇÕES

Justiça Federal impõe multa contra bloqueios em pedágio em Jacarezinho

Imagem de destaque
PROBLEMAS

Fosso aberto que já teve moto caída continua trazendo riscos

 

O Grupo conta com pouco mais de 70 membros. Para a diretora-presidente, chefe Hivonete Piccoli, a exposição retrata os momentos de alegria, aprendizado interação das crianças, adolescentes e adultos. "As fotos são realmente flagrantes de momentos de descontração, aventuras e grandes conquistas durante as atividades escoteiras. Nossos fotógrafo tem o poder de criar memórias afetivas para vida, eternizam instantes do tempo que retratam o amor da entrega, renúncia e compromisso que todos nós temos com o Movimento Escoteiro independente de idade, ramo ou função. Ao apreciar as fotos podemos praticamente sentir a mesma emoção dos jovens que viveram esses momentos. O escotismo é um movimento transformador e o que faz esse trabalho, que é voluntário, valer a pena, é acompanhar o desenvolvimento de cada criança, ver elas se tornarem pessoas boas, honestas e comprometidas com Deus, com a família, com o próximo e com a nossa Pátria", reforça.

 

O chefe Fernando Quesada é o fotógrafo do Grupo Escoteiro Cascavel. Em registros fotográficos ele é o campeão. São mais de 130 mil fotos em 15 anos de voluntariado no movimento escoteiro. Para ele, registrar esses flagrantes é o mesmo que contar histórias. "A gente acompanha o crescimento de cada criança desde a chegada ao grupo escoteiro até a conquista de progressões. Tive a oportunidade de fazer  lindas fotos de lobinhos que subiram para tropa, sênior, pioneiro e hoje são chefes e ajudam a perpetuar esse movimento que é tão bonito e importante para a construção de um mundo melhor. Os jovens aprendem sobre companheirismo, espírito de liderança e definir metas que são as conquistas dentro do movimento", conta.

 

As fotos do grupo Aldeia Verde são de autoria do chefe Gustavo Nakayama. Ele começou no movimento escoteiro como pai de apoio nas atividades. Logo se encantou e viu no grupo a chance de eternizar os momentos felizes. "O mais importante é registrar as emoções e a realização dos jovens, contribuindo para eles reforçarem o quanto são potentes, ter um recurso para a família interagir, um motivo a mais para eles confiarem na construção da sua história. O momento onde eles encontram, ultrapassam e se orgulham de quem são através das atividades, da convivência com os amigos e a vivência com a natureza. Conhecimento que Baden Powell, criador do método escoteiro, passou para o mundo e formou essa comunidade tão forte, mundial que vem atualizando e mantendo esse movimento de jovens com tantas opções dispersivas e sedutoras que temos por ai", conclui.

 

No Ordem de Lis o convite para o jornalista André Garcia se tornar Chefe escoteiro também veio depois de participar de atividades como pai de apoio. "Comecei ajudando nos acampamentos e fiquei muito impressionado com o método escoteiro. Tudo é muito bem pensado e planejado para engajar e encantar as crianças nas atividades. Cada ação traz um fundo de reflexão e aprendizado. E eu comecei a registrar em fotos esses momentos tão legais, até ser convidado para me preparar para ser Chefe Escoteiro. É uma caminhada que exige atenção, dedicação, estudo, mas que vale muito a pena e prova disso são essas belas fotos que eu eu meus irmãos de lenço, Chefe Quesada e Chefe Gustavo, tivemos a honra de eternizar", Finaliza o Chefe Garcia.

 

Se você deseja sentir um pouquinho dessa emoção venha conferir a exposição Sempre Alerta: O Movimento Escoteiro em Cascavel. As fotos estão na galeria do terceiro piso da Prefeitura Municipal de Cascavel até dia 24 de junho. O horário de visitação é das 8h às 17h.

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá