Cidade

No Dia Mundial da Saúde Bucal, Uopeccan faz alerta para o câncer na região

20 mar 2023 às 08:40

A boca é a entrada para diversos nutrientes no organismo, mas também, para a entrada de doenças, como é caso do câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer). Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data que possui como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de uma boa alimentação, higienização bucal correta e, especialmente, sobre reduzir ou abandonar vícios nocivos, como cigarro e alcoolismo.


“O câncer bucal está intimamente correlacionado com o hábito de fumo e o consumo de bebidas alcoólicas diários por muitos anos, assim como um estado nutricional precário tem demonstrando ser outro fator relevante. Um meio bucal saudável é imprescindível, pois traumas recorrentes, como os causados por próteses antigas e desajustadas, em associação com os hábitos nocivos, como o fumo e álcool, podem levar ao desenvolvimento dessa patologia”, alerta o Cirurgião Bucomaxilofacial da Uopeccan de Cascavel, Jean Carlos Della Giustina.


O profissional salienta que esta doença se manifesta em pessoas entre a 4ª e 5ª década de vida, sendo que os homens são os mais acometidos. No entanto, as mulheres têm representado números expressivos nas estatísticas, visto que estão consumindo mais cigarro e álcool. De acordo com o INCA no ano de 2020, foram estimados 11.180 homens e 4.010 mulheres acometidos pela doença.


Outros fatores de risco igualmente devem chamar a atenção: mascar tabaco, infecção pelo HPV tipo 16, excesso de gordura corporal, idade, imunossupressão. Quem se encaixa no grupo, deve ficar atento aos principais sintomas: “o câncer oral se caracteriza por uma lesão ulcerada de bordas endurecidas, que sangra facilmente e que não cicatriza em 15 dias, ou seja, feridas. Assim como lesões em forma de placas brancas ou vermelhas”, explica o Dr. Jean Carlos Della Giustina.


O profissional finaliza com um alerta: se uma lesão na cavidade oral não cicatrizar em 15 dias, é essencial buscar um profissional, como o cirurgião Bucomaxilofacial e o cirurgião de Cabeça e Pescoço para uma avaliação.


Tratamento contra o tabagismo é oferecido pelo SUS

Pessoas que desejam parar de fumar e também aquelas que possuem dificuldade para abandonar o hábito, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) mais próximo e solicitar o tratamento de tabagismo, que faz parte do SUS e inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e abordagem medicamentosa, em casos necessários.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá