Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura libera início das obras do novo bairro Jardim São Rafael II

16/04/21 às 20:13 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito Marcelo Belinati assinou, na tarde desta sexta-feira (16), ordem de serviço para autorizar o início das obras de infraestrutura urbana completa em quatro lotes da Gleba Patrimônio Londrina, que irão viabilizar a formação do novo bairro São Rafael II, na região leste. Após mais de duas décadas de espera pelos moradores desta região, a iniciativa da Prefeitura permitirá a regularização fundiária de terrenos de propriedade da COHAB-LD, concedendo o título de escritura registrado em cartório às famílias que hoje vivem em assentamentos irregulares.

Mais de 100 famílias residentes na região do São Rafael serão beneficiadas com as melhorias, que irão ocorrer nas proximidades da Rua Paulo Augusto dos Santos com a Rua Valter Oldemburgo, ao lado do bairro São Rafael I. Após as obras, os moradores, hoje residindo em ruas de terra, passarão a contar com vias pavimentadas, calçadas e meio-fio, rede de galerias de esgoto e drenagem, iluminação com sistema LED, sinalização viária e arborização.

O investimento total da Prefeitura é de R$ 1,8 milhão, aproximadamente, com recursos próprios. A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa Mercosul, contratada via licitação, terá prazo de dez meses para executar os serviços, já a partir de segunda-feira (19).

Leia mais:

Imagem de destaque
COM TORNOZELEIRA

GM prende em flagrante dois homens com dois simulacros de armas de fogo

Imagem de destaque
RECOMENDAÇÃO À CMTU

MP e cooperados se reúnem na tentativa de melhorar gestão de coleta seletiva

Imagem de destaque
COVARDIA

Casal flagrado martelando cadela se apresenta à polícia acompanhado de advogado

Imagem de destaque
TRAGÉDIA NA RODOVIA

Duas pessoas morrem em acidente gravíssimo na entrada de Rolândia

Com a execução dessas obras estruturais, a Prefeitura de Londrina busca integrar o assentamento dentro do contexto legal do Município, ou seja, por meio de um conjunto e medidas urbanísticas, ambientais, sociais e jurídicas, essas famílias terão direito à ocupação regular, passando a ter titularidade do imóvel onde residem.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a implantação de infraestrutura para o novo bairro São Rafael II irá transformar a realidade do bairro e mudar a vida dos moradores para melhor. “O processo de regularização fundiária nessa área começou do zero. São mais de 20 anos que essas famílias pedem por melhorias e a obra irá trazer mais qualidade de vida a tantas pessoas que vivem aqui. O mais importante é que os moradores ganharão o título de posse de sua casa, podendo ter seu endereço registrado em um bairro totalmente revitalizado e com condições adequadas, que valorizará a região. Apenas quem mora em rua terra sabe quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Hoje é um momento especial para mim e, principalmente, para a população local, que terá a dignidade e respeito que realmente merece. É mais uma ação de regularização da Prefeitura, como já vem ocorrendo em diferentes regiões de Londrina”, destacou.

O presidente da associação de moradores do São Rafael, Reginaldo de Paulo Teodoro, 58, expressou sua alegria em começar a ver o sonho realizado. Ele vive nessa região há 23 anos. “Moro aqui faz muito tempo e nosso povo sempre esteve lutando e correndo atrás de melhorar as condições de vida. É o sonho de muita gente sendo agora finalmente realizado. Sempre vi crianças crescendo, famílias se formando, e a obra nunca saía. Estamos muito felizes hoje, foi uma espera muito longa e só quem mora em áreas sem estrutura básica entende o sofrimento que é para todo mundo. Era algo necessário e agora teremos nossas casas regularizadas”, disse.

Primeiros trabalhos – Após assinada a ordem de serviço, a empresa contratada já inicia os trabalhos preliminares neste local, com o levantamento topográfico e medições de terreno, para depois montar e equipar o canteiro de obras.

O projeto inclui remoção de entulhos, terraplenagem,  construção de meio fio, calçadas, pavimentação, sinalização viária e arborização, a execução da rede de captação de água pluvial, de distribuição de água, rede coletora de esgoto, rede de energia elétrica e a iluminação pública.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá