Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Unioeste adere ao Programa de Acolhida aos cientistas ucranianos e recebe pesquisadora

14/08/22 às 18:36 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A Unioeste, campus Foz do Iguaçu, recebe nesta segunda-feira (15) a partir das 8h, a pesquisadora ucraniana Yuliia Felenchak que atuará no Programa de Pós – Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, pelo período de dois anos.


A vinda da pesquisadora, que, na Ucrânia, atuava na Universidade Estadual de Cultura Física de Lviv, está sendo viabilizada pelo Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, da Fundação Araucária, ao qual a Unioeste aderiu.


A pesquisadora Yuliia Felenchak, morava na cidade de Lviv no oeste da Ucrânia e através do site do  Ministério da Educação e Ciência do país teve conhecimento sobre o programa desenvolvido pela Fundação.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


“Para mim, esta é uma grande experiência e uma oportunidade de melhorar profissionalmente, assim como uma chance de aprender outra língua estrangeira. O programa oferece uma oportunidade para continuar minha pesquisa científica. Afinal, o Brasil, assim como a Ucrânia, possui recursos turísticos significativos e únicos, cujo uso racional contribui para o desenvolvimento bem-sucedido da indústria do turismo”, disse ela.


 Doutora em Economia, Perita da Agência Nacional de Garantia da Qualidade no Ensino Superior da Ucrânia a pesquisadora é autora de mais de 80 trabalhos científicos e educacionais.


O Programa

O Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, nível de Mestrado e Doutorado teve início em 2010 e se propõe qualificar profissionais que desenvolvam, durante o processo de formação, capacidades para coordenar estudos e pesquisas transfronteiriços, na perspectiva de ultrapassar as fronteiras geopolíticas.

Como funciona

Por meio do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, as cientistas podem receber dois tipos de bolsa, de acordo com o tempo de experiência profissional.


A bolsa categoria Pesquisador Visitante Especial 1 (PVE1) é destinada a pesquisadoras com mais de cinco anos de atuação como docente universitária e com respectivo grau de produtividade acadêmica. Já a PVE2 é voltada a pesquisadoras com menos de cinco anos de experiência, tem mesmo período de duração.


Além disso, as Instituições de ensino participantes assumem o compromisso de disponibilizar um coordenador do trabalho dos cientistas, além de dar todo amparo e acolhida às pesquisadoras.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá