Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

20ª Regional se aproxima dos 5 mil casos do novo Coronavírus; Cenário atual é de pequena estabilidade

31/07/20 às 17:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), segue causando enormes danos a saúde pública de todo o mundo e nos 18 municípios que compreendem a 20ª Regional de Saúde de Toledo isso não tem sido diferente.

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas Secretarias de Saúde dos 18 municípios da região no dia 30 de julho, são 4.994 casos positivos para a Covid-19 no momento, com mais 51 óbitos causados pela doença.

Apesar dos números expressivos, o cenário da região já foi bem pior e o momento parece ser de uma pequena estabilidade, é o que pondera o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli. “O momento apresenta uma pequena estabilidade no número de casos, e isso já vem de pelo menos duas semanas. Se conseguirmos manter este cenário por no mínimo mais 15 dias, teremos um controle bem interessante da situação”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Mesmo com uma situação um pouco mais controlada, o momento ainda pede para a manutenção de todos os cuidados sanitários. “A situação está um pouco mais controlada nos últimos dias! Em várias oportunidades nós mandamos mais de 300 exames de Covid-19 para Curitiba e já faz alguns dias que estamos encaminhando um pouco menos de 200. Mesmo com índices um pouco melhores é importante que a população siga cumprindo todas as medidas de higiene, assim como é necessário que mantenham o distanciamento social, saindo de casa somente quando realmente necessário”, pontuou, Locatelli.

Toledo conta com mais de 60% dos casos da região

Toledo como o maior e mais populoso dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde também é a cidade que apresenta o maior número de casos e de óbitos em decorrência do novo Coronavírus.

Toledo apresenta pouco mais de 61% dos casos da região, com 3.089 casos positivos para a Covid-19, contra a 4.994 da Regional, que tem 51 óbitos no total, sendo que 27 foram em Toledo, o que representa pouco mais de 50% das mortes.

Apesar dos números mais expressivos em relação ao dos demais municípios vizinhos, a cidade de Toledo também tem demonstrado uma pequena estabilidade na incidência de novos casos. “Toledo é a maior cidade da região, logo o número de casos e óbitos também será maior. Mas o importante é que os casos tem tido uma estabilidade nos últimos dias e o número de recuperados têm sido maior do que o de novos infectados quase todos os dias”, informou o chefe da 20ª Regional de Saúde.

Todos os municípios da região com casos positivos

No início a pandemia atingiu as capitais e as maiores cidades de cada Estado, mas aos poucos o vírus foi se regionalizando até chegar aos municípios mais pequenos e menos populosos. Isso se repetiu na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, que já apresentou casos positivos para o novo vírus em todas as 18 cidades de sua jurisdição.

Algumas cidades apresentam um número um pouco mais considerável de casos, como Toledo com 3.089, Palotina com, 319, Assis Chateaubriand com, 252, Santa Helena com, 290, e Marechal Cândido Rondon com 230 casos.

“Os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde já registraram casos da doença. Isso é um motivo de preocupação, pois demonstra a interiorização do vírus, que chegou pelas grandes cidades e agora também está acometendo o interior. O alento é que algumas cidades não apresentaram um grande surto, mas um número pequeno de casos”, afirmou, Locatelli.

Enquanto algumas localidades possuem uma quantidade mais significativa de casos, outras cidades tem um número menor e demonstram uma situação um pouco mais próxima de um controle. Os municípios com menos casos na região são Mercedes com 14, Nova Santa Rosa com, 11, Quatro Pontes com, 09, Pato Bragado com 08, e Entre Rios do Oeste com, 07 casos.

Manutenção dos cuidados 

Apesar de um cenário de pequena estabilidade e de um possível controle da doença nas próximas semanas, ainda existe a necessidade da manutenção de todos os cuidados sanitários tão pedidos pelos órgãos de saúde.

“Os casos estão começando a estabilizar, mas é importante que as pessoas fiquem atentas, uma vez que ainda não é o momento para nos aglomerarmos e nem relaxar nas medidas sanitárias. Por isso peço novamente para que todos sigam utilizando máscara e o álcool em gel e saiam de suas casas somente quando houver a necessidade”, concluiu o chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli.

Confira o número de casos e óbitos dos 18 municípios da região

Toledo

Casos: 3.089

Óbitos: 27

Marechal Cândido Rondon

Casos: 230

Óbitos: 01

Santa Helena

Casos: 290

Óbitos: 07

Diamante D’Oeste

Casos: 110

Óbitos: 00

São Pedro do Iguaçu

Casos: 124

Óbitos: 00

São José das Palmeiras

Casos: 65

Óbitos: 01

Ouro Verde do Oeste

Casos: 82

Óbitos: 03

Entre Rios do Oeste

Casos: 07

Óbitos: 00

Pato Bragado

Casos: 08

Óbitos: 00

Quatro Pontes

Casos: 09

Óbitos: 00

Tupãssi

Casos: 62

Óbitos: 01

Maripá

Casos: 23

Óbitos: 01

Nova Santa Rosa

Casos: 11

Óbitos: 00

Mercedes

Casos: 14

Óbitos: 00

Assis Chateaubriand

Casos: 252

Óbitos: 04

Palotina

Casos: 319

Óbitos: 05

Terra Roxa

Casos: 162

Óbitos: 03

Guaíra

Casos: 137

Óbitos: 03

Total

Casos: 4.994

Óbitos: 51

Fonte: 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá