Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após 4 mortes por gripe no Paraná, aumenta procura pela vacina na rede particular

16/04/18 às 11:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O medo e a preocupação com os boatos de mortes da gripe fizeram seo Hélio procurar uma clínica particular pra tomar vacina contra a gripe. Quase todo ano é a mesma rotina nessa época, mas ano passado um contratempo atrapalhou os planos e a esposa dele pegou uma gripe daquelas.

Na rede particular, a vacinação começou há 15 dias. Estão disponíveis dois tipos de vacina, a trivalente, que protege contra os três principais tipos de gripe que circularam ano passado, H1N1, H3N2 e o Influenza tipo B Yamagata e a Tetravalente, que imuniza também contra o o tipo B Vitória. A coordenadora conta que a procura já aumentou 300% desde o início do outono e acredita que esta é a melhor época para vacinação, antes do inverno e de temperaturas mais rigorosas.

Nas clínicas privadas, o valor da dose contra a gripe custa em média R$ 110 a tetravalente e R$ 85 a trivalente. Crianças que vão tomar pela primeira vez, são necessárias duas doses com intervalo de 30 dias e é a mesma dos adultos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Já nas Unidades Básicas de Saúde, a vacina sai de graça. A ideia era iniciar os trabalhos esta semana, mas problemas na fabricação e entrega atrasaram o processo. Por isso, a campanha começa na próxima segunda feira (23) e a expectativa é imunizar pelo menos 160 mil pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos; idosos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; profissionais de Saúde; professores; indígenas; portadores de doenças crônicas; presos. 

A gripe é uma doença séria que mata mas de 650 mil pessoas no mundo todos os anos. Além dos sintomas clássicos como febre alta, nariz entupido cansaço e dor no corpo, a doença também pode trazer complicações como pneumonia.

(Reportagem: Ticianna Mujalli) 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá