Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após casos de meningite, busca de vacina em UBS aumenta por quem não tem direito a dose

18/03/19 às 11:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Londrina, apenas crianças de 0 a menores de 5 e adolescentes de 11 a 14 anos têm direito a vacina contra a meningite nos postos de saúde. A imunização é de graça.

Segundo a secretaria municipal de saúde, houve aumento da busca pela vacina, mas de pessoas que não tem direito a tomar a dose de graça. Nas Unidades Básicas de Saúde são aplicadas doses contra meningo C. O aumento tem sido percebido desde a morte do neto do ex-presidente Lula, por meningite meningocócica no início do mês.

Na rede particular houve aumento da busca por dois tipos de vacina contra a meningite. Lá são aplicadas a Meningo B e a ACWY. Na última semana, chegou a faltar doses. As vacinas são contra meningites bacterianas e custam cerca de 600 reais cada dose.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Para a diretora da vigilância em saúde de Londrina, Sonia Fernandes, é preciso ter cuidado com o que se lê sobre a doença e as fontes de informação. “As informações tem sido divulgadas pelas redes sociais e nem sempre são reais ou verdadeiras. Isso só leva a um pânico desnecessário por parte da população” comenta

Sonia Fernandes ressalta ainda que a vacinação é de extrema importância, mas apenas elas não garantem 100% de proteção. Medidas básicas de higiene colaboram para evitar a meningite.  “Lavar as mãos, evitar ambientes fechados, se houver ar condicionado a limpeza quinzenal do filtro deve ser realizada. Além disso, é necessário manter uma boa alimentação. Vale lembrar que não há vacina para todos os tipos de meningite”, completa a diretora da vigilância.

LEIA MAIS:

O programa vacinação do Ministério da Saúde prevê quatro tipos de vacina contra meningite, inclusive a do tipo C, uma bactéria muito agressiva. A suspeita é que a criança de 2 anos, que morava em Jataizinho, tenha morrido vítima de um tipo de meningite bacteriana. Os sintomas clínicos apontavam para a doença, mas os resultados de exames ainda não ficaram prontos. Segundo a família, a criança estava com a vacinação em dia.

Este ano, já foram confirmados 160 casos de meningite no estado. Em Maringá, um bebê de 7 meses também pode ter sido vítima da doença.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá