Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bairro Alto Alegre começa a receber "fumacê" nesta quinta-feira

20/03/19 às 18:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental informa que começa nesta quinta-feira (21) a aplicação com UBV (Ultra Baixo Volume) pesado na região de abrangência do Bairro Alto Alegre. O popular "fumacê será feito com a caminhonete da Secretaria de Estado da Saúde, que chegou hoje (20) em Cascavel. Ela é especialmente equipada para fazer a pulverização do inseticida, que só é liberado em situações em que as demais ações de combate ao mosquito alado não foram suficientes para conter o alto índice de infestação do Aedes aegypti, e diante do elevado número de casos de dengue notificados.

As aplicações terão início às 5 horas desta quinta-feira (21) e se estendem até o limite das 10 horas. Serão duas ao dia. A segunda começa às 17 horas, até o limite máximo de 22 horas. O carro do fumacê circulará na região do Alto Alegre, Palmeiras, Santo Onofre e Aclimação durante 40 dias. Serão realizados cinco ciclos, abrangendo 233 quarteirões. O carro de som passará fazendo divulgação prévia em cada região. Em caso de chuva, a aplicação será avaliada diariamente.

"Reforçamos que o fumacê será somente nestas localidades. A autorização é feita pela Sesa, com base no LirAa, número de casos notificados e casos confirmados", reforça a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

De acordo com ela, como o uso do fumacê não elimina criadouro/foco, apenas elimina o alado (mosquito), a população precisa continuar fazendo a tarefa de casa: eliminar focos e criadouros.

Orientações aos moradores

Para melhor efeito do fumacê os moradores devem abrir os imóveis. Como forma de proteção, devem recolher os animais antes da aplicação, cobrir gaiolas, proteger alimentos, tampar caixas de água e proteger pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá