Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde

19/09/19 às 08:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O final do inverno é uma época em que a umidade do ar costuma estar baixa, o que potencializa doenças típicas da época, como gripes e alergias. Para agravar a situação, em diversas regiões as populações sofrem com poluição e fumaça de queimadas. Capitais brasileiras como Brasília e Corumbá já registraram umidade de 10%, enquanto, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30% e o ideal entre 50% e 80%.

Essas condições geram preocupações. O ar poluído deixa as vias aéreas mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. E, para evitar irritação nos olhos e na garganta, é preciso hidratar-se.

A pneumologista Valéria Martins, do Hospital São Luiz, em São Paulo, disse em entrevista ao Terra que os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. A médica destaca que, antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Também, outra dica importante é, quando estiver em casa, deixar o ambiente com grande circulação de ar, como um ventilador de teto na função de exaustor, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.

Segundo a médica, com a poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar.

O ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Algumas atitudes em casa também ajudam a diminuir os transtornos, como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente e a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras. Outra dica é colocar bacias com água em ambientes da casa.

Além do uso de ventiladores, atualmente está em alta o uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. A pneumologista recomenda que a pessoa utilize de três a quatro horas antes de deitar e desligue-o. “Se o ambiente tiver almofadas e cortinas, tanto vapor pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável", alertou.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá