Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bebês recebem dose de vacina vencida em Bela Vista do Paraíso

30/04/19 às 10:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ao menos sete bebês de Bela Vista do Paraíso receberam dose de vacina vencida contra rotavírus, que protege contra infecções que afetam estômago e intestino.
A aplicação foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade e as doses perderam a validade durante este mês de abril.

A mae de uma das crianças que recebeu a vacina entrou com processo contra a prefeitura e a UBS. A estudante Daniele Aparecida Valeze, descobriu por acaso. “É uma questão que trata sobre a saúde de uma criança de dois meses. Não levamos em conta dinheiro, mas a saúde do meu filho”, aponta.

A vacina Faz parte do calendário de imunização no segundo mês de vida. Ao procurar ao posto em busca de explicações, eles teriam falado que o erro era um caso isolado. “Falaram que houve uma falha. Que também consumimos produtos vencidos e que a vacina não faria mal, seria a mesma coisa”.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A vacina fora do prazo de validade foi dada na unidade básica de saúde Orlando Rio. Arthur está bem, mas o pediatra explicou que o bebê não está imunizado. Ao fazer uma publicação de alerta na rede social, a mãe do bebe descobriu várias outras mães que passaram pela mesma situação.

O secretário de saúde, Ricardo Bandolin, reconheceu o erro e ainda admitiu que está não foi a primeira vez que doses vencidas foram dadas em bebês. Apesar da gravidade da situação ele não soube dizer quantas crianças foram vítimas desse tipo de falha. “Olhando os espelhos de vacina vimos que havia uma falha. Depois que concluirmos toda essa busca, vamos poder apontar se houve mais casos ou não”, relatou.

Cinco profissionais foram advertidas. E em Bela Vista agora o protocolo de vacinação vai incluir mostrar o prazo de validade.

(Com Heloisa Pedrosa) 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá