Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bumbum empinado exige segurança

14/08/18 às 11:54 - Escrito por Diogo Hutt
siga o Tarobá News no Google News!

Em 1959, Vinicius de Moraes escreveu “Receita de Mulher”. No poema, ele começava dizendo: “As muito feias que me perdoem / Mas beleza é fundamental”. Mais adiante, Moraes, idealizando a sua musa, assim seguia: “Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem / Com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo.”

Em 2018, os versos do “Poetinha” até soam machistas para muitos ouvidos. O fato é que a busca pelo corpo perfeito, sobretudo as nádegas, atravessou décadas. Em nome disso, cometem-se abusos.

O cirurgião plástico Walter Zamarian Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS, na sigla em inglês), com pós-graduação de três anos na clínica do professor Ivo Pitanguy, faz o alerta: “Quem busca melhorar esteticamente os glúteos deve ter muita atenção. É preciso encontrar um profissional habilitado, credenciado pela SBCP, e que opere em hospitais devidamente preparados.”

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Zamarian Jr., que realiza seus procedimentos no Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça, explica que opta para as cirurgias de glúteos por próteses de silicone, as quais praticamente não oferecem riscos de rejeição e complicações, como embolias.

Ele até poderia recorrer a outras práticas, como o “brazilian butt lift” (aumento de bumbum brasileiro) muito utilizada nos Estados Unidos, que consiste em injetar gordura retirada da própria paciente nos glúteos. “Fui até lá, fiz cursos, estudei essa técnica, mas não a realizo. Não considero totalmente segura.”

As palavras do médico são referendadas por um grupo de cirurgiões plásticos americanos, representantes de diversas associações. Na última semana, eles divulgaram um manifesto ressaltando que não se deve injetar gordura nos glúteos em hipótese alguma. Essa gordura pode chegar às veias e causar embolia, levando à morte.

“Na minha opinião, a total segurança do paciente deve estar sempre em primeiro lugar, em detrimento de qualquer outra coisa”, enfatiza.

Sobre os procedimentos com silicone, ele detalhe que tudo é feito com muito critério, depois de uma avaliação da paciente, analisando a altura, tamanho do quadril e resultado esperado, vem a escolha do melhor formato de prótese  -oval ou redonda-, e do tamanho adequado, variando de 240 a 360 mililitros (ml).

Com apenas um corte entre as duas nádegas, é feito o implante das próteses dos dois lados, entre os glúteos máximo e médio. É preciso que o cirurgião conheça bem a anatomia da região e a técnica de implante, para que o resultado estético seja bom.

“É gratificante ver uma pessoa que sofria por ter um bumbum muito distante do padrão que se idealiza em nosso País sorrindo, feliz com o seu corpo, podendo utilizar roupas que antes evitava. Muda completamente a auto-estima”, comenta o cirurgião.

Segundo ele, a média de idade das pacientes que passam pelo procedimento varia de 30 a 50 anos. Mas Zamarian também já operou mulheres de mais de 60 anos. Homens também costumam buscar pelo procedimento.

Voltando aos versos de Vinicius de Moraes, para quem acha que as “nádegas são importantíssimas”, é preciso muita atenção.

Recentemente, no Rio de Janeiro, uma bancária de 46 anos morreu em busca dos glúteos perfeitos. O médico Denis César Barros Furtado, 45, que se apresentava em redes sociais como “Doutor Bumbum”, está preso. Ele é suspeito de ter aplicado na vítima polimetilmetacrilato (PMMA), material muito semelhante ao plástico, que não é recomendado para fins estéticos.

Serviço - No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é possível consultar os cirurgiões devidamente habilitados para realizar procedimentos estéticos: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá