Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cambé tem queda no número de óbitos enquanto enfrenta aumento nos casos de Covid-19

08/09/21 às 20:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O município de Cambé registrou em agosto o menor número de óbitos em decorrência da Covid-19 neste ano. No mês, foram contabilizados nove óbitos, três vezes menos que em julho, mês que confirmou 28 mortes. Enquanto a cidade apresentou queda brusca nos óbitos, o número de novos casos subiu em 40% em relação ao mês anterior. No total, julho confirmou 475 casos, enquanto em agosto foram 668.

O número de óbitos registrado em agosto é o menor desde outubro de 2020, quando a cidade confirmou sete mortes. Se comparado ao mês de julho, a média diária de óbitos passou de 0,93 para 0,3 em agosto. Simone Lopes, enfermeira responsável pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, explica que esses dados mostram que o aumento da cobertura vacinal faz com que o número de óbitos diminua. “Hoje, em Cambé, 83% dos casos positivos são de pessoas que não se vacinaram ou que não têm o esquema vacinal completo”, explica.

Por outro lado, o mês de agosto começou com uma média móvel baixa de 18 casos por dia. No final do mês, a média já estava em 51 casos ao dia. A média de casos quase triplicou durante o mês de agosto, indicando que o vírus esta circulando mais entre a população. Segundo Lopes, esse é um sinal de alerta para os próximos dias. “Esse aumento no número de casos facilita para que, em breve, aumente também o número de óbitos registrados na cidade, caso não haja estabilização. Essa é uma tendência estatística”, explica Lopes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Ainda no mês de agosto, a cidade teve 30 novas internações por conta da doença, mas a média de internações pela Covid-19 começou a cair entre o sétimo e o oitavo mês. Em julho, o número médio de casos ativos em internação foi de 25, enquanto que em agosto esse número caiu para 13. Essa queda acompanha a abrangência vacinal, que era de 72,38% em julho e passou para 87,8% em agosto, apontando que uma maior cobertura da vacinação evita que a população desenvolva casos graves da doença.

Simone Lopes ainda destaca que pela primeira vez a cidade enfrenta uma baixa procura de segunda dose, principalmente do público geral de 33 e 34 anos. Ainda de acordo com ela, somente com as duas doses da vacina, a população está menos apta a contrair uma forma grave da doença. “Os cambeenses têm que se conscientizar que as medidas sanitárias são de suma importância para evitar novos casos. Além disso, é essencial buscar a vacinação quando chegar a sua vez, tanto na primeira quanto na segunda dose”, finaliza a enfermeira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá