Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda

06/10/19 às 15:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos devem receber a dose contra o sarampo. A vacinação faz parte da Campanha Nacional lançada pelo Ministério da Saúde que começa nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 25 de outubro. Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto da zona urbana e rural, estão aplicando as doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola.

No sábado, dia 19, haverá o Dia D de mobilização nacional, onde todas as UBSs da zona urbana estarão abertas para a imunização das crianças que fazem parte do público-alvo. Durante a campanha, as unidades de saúde também vão fornecer os atentados de vacinação, documento obrigatório para matrícula escolar.

Durante dois meses, o Ministério aplicou a dose zero da vacina, em crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Mas segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, a cobertura vacinal foi baixa, em torno de 48%. Isso porque de 5.182 crianças com estas idades, apenas 2.529 foram imunizadas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“O MS abriu uma dose adicional para estas crianças, pela ocorrência de casos nesta faixa etária, inclusive graves. Pelo período, a vacinação já deveria estar próxima a 100%. Então, um dos objetivos deste chamamento é justamente despertar, nos pais e responsáveis, a necessidade de levá-las para serem vacinadas. E para os que não possuem tempo durante a semana, haverá o Dia D, no sábado”, enfatizou.

A vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 1 e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais. Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. A eficácia da vacina está em torno de 90%. O total de doses da vacina tríplice viral, aplicada em Londrina, no mês de setembro, foi de 7.133. Até junho, a média mensal de aplicação foi de 1.200 doses.

No Brasil, houve um crescimento acelerado dos casos da doença, principalmente no estado de São Paulo. O Paraná contabiliza 59 confirmações de sarampo e 270 casos estão em investigação. Londrina registra sete casos suspeitos, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Destes, três tinham vínculo com o estado de São Paulo e quatro com a cidade de Maringá. Apenas um caso suspeito é de uma criança e os demais são de adultos jovens, entre 17 e 30 anos.

Segunda etapa – A campanha do Ministério da Saúde abrirá uma segunda etapa, em novembro, entre os dias 18 e 30, para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D, de mobilização nacional, para este público, será no dia 30 de novembro.

(Redação com N.Com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá