Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cida Borghetti autoriza criação do curso de Medicina na Unicentro

18/05/18 às 07:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Guarapuava, o decreto de criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na mesma solenidade, formalizou a posse do professor Décio Sperandio no cargo de secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso de medicina será ofertado no câmpus de Guarapuava, com 40 vagas. O início das atividades está previsto para 2019, em turno integral e com carga horária de 7.503 horas.

“O tão esperado curso de medicina é uma demanda de muitos anos solicitada por todos os municípios e discutida em conjunto. Este ato entra para a história acadêmica da Unicentro, Guarapuava e região possibilitando vagas importantes para formação de homens e mulheres que colocam seu conhecimento para salvar as pessoas. Um ato emblemático e que me dá uma grande alegria’, afirmou a governadora.­­­­­  

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Ela também lembrou da importância em descentralizar a saúde e oferecer atendimento de qualidade a todos os paranaenses. “Guarapuava é um polo de saúde bastante importante para toda a região. Daqui alguns dias vamos inaugurar o Hospital Regional, que será referência para um hospital-escola. Nós priorizamos a regionalização da saúde, fazendo com que as pessoas se desloquem menos e possam nas suas regiões ter acesso a saúde de qualidade”, disse.

A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de Medicina. Anualmente, são 240 vagas nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e Cascavel (Unioeste).

“Já formamos quase 5 mil médicos e este curso vai ser de fundamental importância para atender a população. A partir da oferta do curso será possível ampliar o número de profissionais nos pequenos municípios refletindo também no aumento da qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário Décio Sperandio. 

O prefeito Cesar Silvestri Filho agradeceu o trabalho do Governo do Estado e afirmou que o curso dará um salto na qualidade de vida da população. “Esse curso vai representar melhorias para atender nossa população nesta área que é tão sensível e importante. Grandes centros urbanos possuem instituições ofertando o curso de medicina, é possível perceber claramente um ganho na prestação de serviços de saúde, seja pela formação de acadêmicos que começam a interagir com a comunidade nos seus últimos anos de formação e também residências médicas onde há atendimento de especialidades”, disse.

A Unicentro oferta 67 cursos de graduação, presenciais e a distância, 16 cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são mais de 11 mil alunos matriculados. Entre 2011 e 2017 foram criados 11 cursos na Unicentro.

Na área da saúde a Unicentro possui os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física e Medicina Veterinária. Eles ofertam serviços gratuitos à população.

Outro convênio importante da universidade é com o município de Guarapuava que disponibiliza para a comunidade a Farmácia Escola, com o fornecimento de medicamentos gratuitos.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a assinatura representa um marco no desenvolvimento educacional e social da região. “Vivemos de fato um momento muito especial com a conquista do Hospital Regional, do Hospital do Câncer e do Centro de Especialidades, e agora do curso de medicina da Unicentro. Todas as ações nas áreas da saúde foram a união de esforços, que possibilitou vivermos hoje a criação deste curso na Unicentro”, afirmou.

DÉCIO SPERANDIO - Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocupava o cargo de diretor geral e assume a pasta com o objetivo de continuar o trabalho de valorização do ensino superior do Paraná por meio das universidades estaduais.

“Uma honra muito grande poder assinar e efetivar a posse do professor Décio como secretário. Um profissional com capacidade de aglutinação, visão, devoção ao mundo acadêmico e da pesquisa. Com um histórico de serviços prestados nesta área como diretor geral da secretaria e com sua gestão na interinidade nesses últimos quarenta dias”, afirmou a governadora, que também ressaltou a secretaria como importante ferramenta para o desenvolvimento do estado.

 “O ensino superior é de extrema importância para a formação, a pesquisa e o avanço do nosso estado, capacitando e formando homens e mulheres para o mercado de trabalho”, acrescentou.

Ao assumir a pasta, Sperandio agradeceu a confiança da governadora e afirmou que a secretaria continuará desenvolvendo programas e projetos para manter a qualidade do ensino.

“Vamos dar continuidade aos programas, projetos e ações porque são instrumentos para nós viabilizarmos as políticas públicas. Nós temos mais de 100 mil alunos no nosso sistema, 377 cursos de graduação, 83 cursos de doutorado e 180 cursos de mestrado. Faremos a manutenção deste sistema e a implementação de futuros programas”, afirmou o secretário.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá