Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Encontro debate triagem neonatal e doenças raras

09/11/18 às 15:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Terminou nesta sexta-feira (9) a sétima edição do Encontro Paranaense de Triagem Neonatal e Doenças Raras, promovido pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), entidade responsável pelos testes de triagem feitos no Paraná, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde. O encontro aconteceu na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

O objetivo do evento foi promover a troca de conhecimento a respeito da triagem neonatal e o diagnóstico de doenças raras, dando oportunidade para discussão sobre os desafios e as perspectivas da saúde preventiva no Paraná. Durante dois dias, profissionais e estudantes da área de saúde acompanharam palestras, mesas-redondas e debates sobre triagem neonatal, abordando bioética, aspectos legais do Teste do Pezinho, diagnóstico de doenças raras, entre outros temas.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou que o Paraná adotou a triagem neonatal nos hospitais do Estado ainda na década de 1980 (Lei Estadual 8.627, de 9 de dezembro de 1987). Apenas em 2001 o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Por meio do convênio com a Fepe, 100% das crianças nascidas no Paraná fazem a triagem gratuitamente, única forma de detectar e evitar determinadas doenças raras, genéticas e hereditárias. Neste ano, ampliamos essa parceria, permitindo que agora o teste possa identificar 11 doenças distintas”, afirmou o secretário.

TESTE – A Fepe é o serviço de referência em triagem neonatal credenciado ao Ministério da Saúde para execução do Programa Nacional de Triagem Neonatal no Paraná. Segundo a pediatra da Secretaria da Saúde, Iolanda Maria Novadzki, uma das especialistas convidadas para o encontro, no caso do teste do pezinho são coletadas apenas algumas gotas de sangue do bebê, normalmente 48 horas após o nascimento.

O material é então analisado, o que permite a identificação de diversas doenças hereditárias ou raras, como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, entre outras. “A triagem neonatal permite que as doenças pesquisadas sejam diagnosticadas precocemente e sejam evitadas consequências graves. Este tema precisa ser continuamente debatido em todos os setores envolvidos na promoção da saúde da criança", disse Iolanda.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá