Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Enfermeiro de Arapongas atua como voluntário em terras Yanomami

21/02/23 às 19:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um enfermeiro que atua nos municípios de Arapongas e Rolândia foi voluntário para atender na crise humanitária nas terras indígenas Yanomami, em Roraima. Com o decreto de situação de emergência, a Força Nacional do SUS reabriu o cadastro para voluntários que já atuam nos serviços de saúde. Foram mais de 40 mil inscrições e Adriano Piva foi o primeiro paranaense convocado para a missão.


O profissional foi enviado para a base polo de Surucu, um dos locais com maior número de indígenas doentes. De lá, ele foi encaminhado para Cataroa, onde teria que visitar 14 aldeias. Segundo o enfermeiro, cenário era desolador, com desnutrição em vários níveis, malária e inúmeros casos de doenças oportunistas, situação que afetava pessoas de todas as idades, inclusive as crianças.


Piva ficou durante 15 dias em Cataroa, local que tinha como obstáculo o tempo instável e as chuvas, além da necessidade de estabilizar pacientes graves mesmo com pouca estrutura e conseguir fazer a remoção para capital Boa Vista onde estão a casa da saúde Yanomami e o hospital de campanha montado pela Força Aérea Brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Adriano já voltou ao trabalho e no Centro de Especialidades Médicas de Arapongas e como emergencista no Samu de Rolândia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá