Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Flexibilização do uso de máscara: Cambé e Ibiporã vão seguir recomendação estadual

14/03/22 às 08:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Assim como em Londrina, os municípios de Cambé e Ibiporã anunciaram que também devem seguir a orientação do Estado sobre a flexibilização do uso de máscaras. O Governo do Paraná já encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização.

Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.

“A gente está esperando ainda ver o que vai acontecer pós-Carnaval. Assim como no ano novo, em que a gente atendia 60 pessoas por dia e depois passamos a atender 300. Então, talvez o Carnaval possa trazer um efeito de contaminação”, afirmou o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Ibiporã tem registrado queda no número de contaminação e elevado índice de vacinação contra a Covid-19, e mesmo assim, ainda defende o uso de máscara. “Hoje temos uma situação tranquila, temos índice elevado de vacinação e a coisa caminha bem. Nós estamos acompanhando o Governo do Estado em relação aos procedimentos da Covid, entretanto, vamos continuar a estimular o uso da máscara”, explicou o prefeito José Maria Ferreira.

Dos municípios da região, Arapongas se adiantou ao Estado e flexibilizou o uso das máscaras desde a última quinta-feira (10), tanto em ambientes abertos quanto fechados. A decisão foi tomada por meio de um decreto municipal e, segundo o secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Júnior, os dados estão sendo monitorados desde o início da pandemia e o uso da máscara passou a ser facultativa.

“Quando a gente fala facultativo, nós estamos desobrigando o uso, dando autonomia para que ambientes públicos e privados possam decidir suas regras. Por exemplo, na secretaria de Saúde nós vamos manter o uso de máscaras pelos nossos servidores. Mas o decreto dá esse respaldo para o empregador legislar dentro de sua empresa, ou seja, se ele achar necessário o uso, ele vai poder exigir. Da mesma forma o contrário”, explicou o secretário.

Em relação ao descumprimento de um decreto estadual que prevê a obrigatoriedade do uso, o secretario explica que nenhum órgão estadual, como a Polícia Militar, por exemplo, puniu alguém pela falta de máscara. “Nós não vimos ninguém sendo multadas ou presas e a gente não acredita que isso acontecerá, uma vez que o Estado também encaminhou para o Legislativo pedindo a flexibilização”, disse.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá