Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz do Iguaçu alcança 96% da população adulta vacinada

15/08/21 às 15:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu disponibilizou, neste sábado (14), 5.568 doses de vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. O que impressionou até mesmo a secretária Rosa Maria Jerônymo foi a rápida adesão e o baixo número de faltantes. “Ficamos muito felizes em ver que os jovens estão comparecendo e incentivando os amigos a também se imunizarem”, comentou.

A aplicação das doses no sábado permitiu que Foz do Iguaçu alcançasse 96% da população adulta (acima de 18 anos) vacinada com pelo menos a primeira dose. A ampliação da faixa etária foi possível a partir do recebimento do segundo lote extra de vacinas para a região de fronteira do Paraná na última semana, desta vez com 20.532 doses. As vacinas extras para a cidade são pleiteadas pelo prefeito Chico Brasileiro e pela secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, desde fevereiro deste ano.

Desde quarta-feira (11), a campanha de imunização foi ampliada para pessoas de 20 anos ou mais. A secretária de Saúde explicou a decisão de incluir também os jovens de 18 anos ou mais a partir de sábado (13). “Com a volta das aulas e de outras atividades, os jovens estão circulando muito. Então, quanto mais atingirmos os jovens, desde a primeira dose, é mais garantido que iremos diminuir a circulação do vírus”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“A nossa estratégia, desde que iniciamos a campanha, foi a de não deixar vacinas paradas. Não podemos aguardar que 100% das pessoas de uma faixa etária sejam imunizadas até baixar para outra. Entendemos que quanto mais pessoas vacinadas, mais a população como um todo fica protegida”, disse Rosa.

Em relação à segunda dose, Foz do Iguaçu atualmente tem 32,2% da população imunizada. Segundo a secretária, a expectativa é chegar até o final do mês de agosto aos 40%. “Mas precisamos do apoio de todos. A data da segunda dose está marcada na carteirinha de vacinação, então pedimos que, até para garantir que não haja contratempos, as pessoas compareçam no dia e local de vacinação agendados”.  

População

Rosa explicou, ainda, que a Secretaria de Saúde tem trabalhado na campanha de imunização com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mais atualizados do que os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são determinantes pelo Ministério da Saúde para a distribuição das doses aos estados.

“Mas o que estamos percebendo é que, mesmo em relação aos dados do Ipardes, a população é muito maior. Em relação à faixa etária dos 30 anos, por exemplo, imunizamos mais de 104% da população esperada”.

A alta demanda e a grande circulação de pessoas na fronteira foram argumentos do prefeito Chico Brasileiro e da secretária em prol do envio dos lotes extras de vacinas. “Imunizando Foz e outros municípios de fronteiras, que têm maior circulação de pessoas e, portanto, maior risco de transmissão do vírus e suas variantes, estamos protegendo todo o estado e também o país”, avaliou o prefeito Chico.

Balanço

De acordo com o Painel da Vacinação da Secretaria de Saúde, até sábado (14) Foz do Iguaçu recebeu 263.508 doses, das quais 247.046 já foram aplicadas. Ao todo, 183.271 pessoas receberam a primeira dose, e 7.048 pessoas já tomaram as duas doses.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá