Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

HCL recebe materiais adquiridos com recursos do McDia Feliz

27/07/17 às 12:42 - Escrito por Redação Tarobá News

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) recebeu, na última terça-feira (25), diversos aparelhos e instrumentais de videocirurgia importados da Alemanha. Os equipamentos foram cedidos pela ONG Viver e adquiridos a partir de recursos do projeto “Primeiros Passos”, inscrito na campanha McDia Feliz, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald.

Segundo o administrador do HCL e coordenador do projeto Edmilson Garcia, apesar de o processo de importação ser complexo e longo, o hospital e a ONG optaram por fazê-lo, porque, como são entidades filantrópicas, possuem um regime diferenciado de tributação nesta aquisição. Assim, a isenção possibilitou ampliar o número de itens adquiridos.

Ao todo, são mais de meio milhão de reais que possibilitarão significativos avanços nos procedimentos cirúrgicos, com a combinação de endoscopia rígida e flexível. Além disso, graças ao corpo de controle de formação ergonômica, os equipamentos proporcionarão mais conforto aos profissionais, sem gerar fadiga.

Foram adquiridos instrumentos em diversos formatos e tamanhos para videolaringoscopia, o que possibilita a intubação desde prematuros até crianças e adultos e permite, em especial, o tratamento de vias respiratórias difíceis em situações extremas.

Outro avanço e característica especial é um sistema que possibilita ao médico efetuar a proteção das vias aéreas sob visão, podendo gravar simultaneamente e em tempo real imagens e vídeos adicionais. Isto aumenta a segurança do paciente e permite que o médico veja, a qualquer momento, exatamente o que está fazendo.

O sistema ainda facilita o processo de ensino aos residentes em cirurgia oncológica, modalidade ofertada pelo HCL há três anos. Atualmente são cinco profissionais em formação e sete já formados.

Para a diretoria do hospital, os equipamentos de ponta e de última geração vêm para agregar e aprimorar o trabalho já desenvolvido pela equipe pediátrica, formada por profissionais altamente treinados e capacitados, tanto no atendimento clínico como cirúrgico. Além de permitir que se realize qualquer procedimento necessário, oferecendo tratamento completo às crianças e adolescentes.

“Queremos dar a eles o que há de melhor”, atesta a diretora de ações estratégicas do HCL Mara Fernandes. A diretora ainda ressaltou que os novos instrumentais reforçam o compromisso do hospital enquanto Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) voltado não só para atendimento adulto, mas para o atendimento pediátrico em todas as frentes de tratamento (quimioterapia, radioterapia e cirurgia).

No carregamento, estão inclusos endoscópios, pinças, agulhas, cânulas e tesouras cirúrgicas, um sistema integrado de iluminação de LED e diversos outros materiais que aprimorarão o centro cirúrgico do HCL, complementando o tratamento já oferecido a crianças e adolescentes com câncer.

 (Assessoria HCL)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá