Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Hemocentro reforça urgência para doação de sangue

23/05/22 às 21:24 - Escrito por Redação Tarobá News

O Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina reforça a urgência para a doação de sangue. Com a aproximação do inverno, a tendência é de queda no número de doadores.

Antes da pandemia, o Hemocentro tinha uma média de 1.300 doações de sangue por mês. No ano passado, caiu para 1.150. Agora não chega a mil por mês.

“Este ano, acoplado ao fato de que a economia está se reativando, talvez as pessoas estejam com menos disponibilidade de doar sangue por conta do trabalho, mas a demanda aumentou. Procedimentos como cirurgias eletivas que tinham sido postergados durante a pandemia estão em grande número neste momento”, ressalta o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo.

É necessário ter entre 16 e 69 anos e estar saudável. No caso de menores, tem que ter autorização dos pais ou responsável.  Se estiver com gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina, tem que aguardar 14 dias para fazer o procedimento.

A maior necessidade é por doação de sangue O+ e O- e A+.

As doações podem ser de segunda à sexta das 13h às 18h sem agendamento, e aos sábados, com agendamento, das 8h às 17h30.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá