Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital Municipal recebe terapeutas de quatro patas

04/10/18 às 10:42 - Escrito por Liliane Dias
siga o Tarobá News no Google News!

No dia 12 de outubro, as crianças internadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck receberão a visita especial de uma turma de quatro patas. O encontro com os cachorrinhos está marcado para as 15 horas e faz parte do projeto “Missão Canina” desenvolvido pelo setor de Gestão da Qualidade do Hospital Municipal em parceria com o projeto “Dr. Patinhas”. 

O intuito da visita é contribuir com o tratamento dos pequenos internados na ala de pediatria e levar informações sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA), ajudando cada vez mais pessoas.

“O ambiente hospitalar ganhará um novo contexto e os estudos comprovam que a presença dos pets em hospitais trazem enormes benefícios, como a melhora do humor e bem-estar, a redução da ansiedade, ajuda a encurtar a duração da internação dos pacientes, possui o efeito calmante e antidepressivo, redução da pressão sanguínea e cardíaca , melhoria do sistema imunológico, entre outros”, afirma a enfermeira responsável pelo setor da Qualidade da instituição, Michele Hortelan.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O projeto foi desenvolvido com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dentro do que determina a lei que permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais.

A responsável pelo Dr. Patinhas, Amanda Braz Ramirez, disse que o projeto nasceu em 2015, após adotar duas gatinhas de rua. “Na época, eu estava fazendo terapia há dois anos e havia muitos problemas emocionais e familiares para resolver. As gatinhas fizeram tão bem à minha família e a mim que resolvi pesquisar mais sobre os benefícios de se ter animais de estimação. Foi quando descobri a Terapia Assistida por Animais e iniciei uma pesquisa sobre o tema em Foz”, diz a acadêmica do último período de psicologia.

Higienização 

Os cães só podem iniciar o adestramento se tiverem as vacinas em dia. Os animais devem estar sempre em dia também com a vermifugação, sem pulgas ou carrapatos. Os pets antes de cada visita devem tomar banho e precisam realizar um exame de fezes, para constatar a possível presença de vermes, larvas ou protozoários. É indicado sempre que se use a coleira contra o mosquito da leishmaniose.

De acordo com o diretor-presidente do HMPGL, Sergio Fabriz, o projeto inédito na unidade terá continuação. “Alternaremos entre os setores da pediatria e da psiquiatria a cada quinze dias”, confirma Fabriz.

“Os estudos científicos comprovam os efeitos benéficos que os animais exercem sobre os humanos e tudo o que proporciona essa relação. E foi pensando nisso que estamos promovendo esta humanização, possibilitando melhorar as condições clínicas dos nossos pacientes, familiares e porque não dizer de toda a equipe multiprofissional”, pontua o diretor-presidente da instituição.


Fonte: Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá