Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina começa vacinação preventiva contra sarampo

22/08/19 às 12:36 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Crianças maiores e seis meses e menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Segundo alerta do Ministério da Saúde, as doses que começaram a ser aplicadas nesta quinta-feira (22) fazem parte da campanha de vacinação preventiva contra a doença. Em Londrina, cerca de 5 mil doses foram distribuídas nas unidades de saúde. O município não registou nenhum caso suspeito da doença.

Segundo o secretário Felippe Machado, as crianças têm um calendário vacinal que inclui a tríplice viral, que inclui o sarampo, mas a vacinação foi antecipada por conta do número de casos no país. “Os casos registrados foram na faixa etária de seis meses até 1 ano, e foram casos graves, até com risco de morte. Por isso, é preciso proteger a quem é mais suscetível. Com a alteração, essa ficou sendo a dose zero do calendário”, aponta Machado.  

A vacinação é a única forma de prevenir contra a doença que tem rápido e fácil contagio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados dois casos de sarampo no Paraná. O último deles é de um morador de Curitiba, de 54 anos que viajou para locais onde há surto. O primeiro, registrados após 20 anos sem o Paraná ter casos confirmados, foi de uma mulher de Campina Grande do Sul.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Estamos em uma área próxima a estados onde há grande circulação de vírus e confirmação de casos, como São Paulo. A vacina ainda é a única forma de prevenção, por isso pedimos de forma insistente para que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos para vacinação. Sem isso, podemos ter um surto em pouco tempo”, pede o secretário do município.

O sarampo é uma doença grave e que pode levar a morte. O secretario aponta que uma única pessoa contaminada pode contaminar ao menos outras 20, caso não estejam imunizadas.

É preciso ficar atento aos sintomas. “Febre alta, mais de 38 graus, manchas vermelhas que começam na região do rosto e tronco, além de tosse e coriza. Sabemos que são sintomas que podem ser confundidos com outras doenças e por isso estamos capacitando e orientando os profissionais da rede”.

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta e rápida, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As partículas virais ficam suspensas no ar. Por isso, o elevado o poder de contágio da doença.

País

De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá