Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina completa dois anos de campanha de vacinação contra a Covid-19

19/01/23 às 16:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina completa nesta quinta-feira (19) dois anos de imunização contra a Covid-19. A data marcou a história do início da maior mobilização vacinal dos últimos tempos. A enfermeira do Hospital Universitário (HU) e Samu, Fátima Ruiz, foi a primeira pessoa a ser imunizada na cidade.


A campanha começou com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Foram eles, profissionais da saúde, idosos em instituições de abrigo e indígenas. O município recebeu na primeira remessa 13,9 mil doses.

 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

À medida que chegavam novas doses, outros grupos passaram a ter direito à vacina, até chegar à liberação para todo o público adulto acima dos 18 anos de idade, crianças e bebês, a partir dos 6 meses.


Em Londrina, a secretaria municipal de Saúde adotou um sistema de cadastramento prévio e agendamento para a aplicação da vacina. No início, a procura era tanta que os locais de vacinação registravam até filas de espera. Para os especialistas, o avanço da imunização foi um marco na pandemia.


"Realmente foi um divisor de águas de tudo o que a gente vinha vivendo. Hoje a gente sabe que saímos de todo aquele momento de dificuldade para uma retomada próximo do normal de antes. A vacinação, desde séculos passados, significa uma vitória, um ressurgimento”, afirmou o epidemiologista Flávio Henrique Sant'Anna.

 

Se por um lado, a importância da vacinação para o controle da pandemia é inegável, dois anos depois, a preocupação das autoridades públicas é outra: a baixa procura pelas doses de reforço. Atualmente, salas de vacinação registram sobra de vacina.

 

“Claro que tivemos muita desinformação, mas para estabelecer essa vitória e não ter retrocesso, precisamos que as pessoas se conscientizem e tomem as doses de reforço. Vemos no dia a dia que quando há o adoecimento, os sintomas são mais brandos e duram por um tempo menor”, apontou o médico.

 

O levantamento do último dia 9 apontou um total de 1.435.548 doses aplicadas na cidade. Sendo 502.806 de 1ª dose, 458.909 da 2ª, 312.997 da 1ª dose de reforço e 151.433 da 2ª dose de reforço.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá