Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina registra mais 15 casos notificados de varíola do macaco na última semana

23/08/22 às 19:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou o segundo boletim epidemiológico sobre a varíola dos macacos ou Monkeypox. Em relação ao boletim da semana passada, aumentaram 15 casos notificados da doença, subindo de 18 para 33. Neste momento, o município permanece com três casos confirmados, 22 suspeitos (na semana passada eram 13), os quais estão sendo analisados em laboratório, sete descartados e um exame teve resultado inconclusivo. 


Os três pacientes que tiveram resultado positivo para a doença prosseguem em isolamento em seus domicílios, sendo monitorados pelas equipes da SMS, assim como os seus familiares e contatos próximos, intradomiciliares. Os 22 casos suspeitos estão sendo analisados pelo Laboratório Central do Estado, (Lacen), em Curitiba. De lá, eles são enviados para São Paulo, onde são feitos os processamentos dos exames, no Instituto Adolfo Lutz.


A orientação da SMS de Londrina é que a população fique atenta aos sintomas da doença, em especial ao aparecimento abrupto de lesões pelo corpo, indiferentemente do motivo. Se isso acontecer, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, seja da iniciativa privada ou pública, para que um profissional de saúde possa fazer a avaliação e a condução correta do caso. Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para atender os casos suspeitos de Monkeypox.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Contágio e sintomas – A transmissão da varíola dos macacos entre humanos acontece, principalmente, por meio de contato pessoal com lesões na pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos contaminados por pessoas já infectadas.


A infecção causa erupções na pele que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. A pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus quando as crostas desaparecem da pele.  Além das erupções na pele, os principais sintomas são febre, seguido de adenomegalia (gânglios inchados) e dores (muscular e cefaleia).


Casos no Brasil e mundo – No Brasil, o primeiro caso da varíola dos macacos foi confirmado foi no dia 9 de junho, em São Paulo. No momento há 3.896 casos confirmados no país. São 42.746 casos no mundo, registrados em 98 países, e 13 óbitos.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá