Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mais de 800 mulheres foram atendidas no Dia D do Outubro Rosa

30/10/23 às 16:55 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

No sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o Dia D de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. Dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espalhadas por todas as regiões da cidade, ficaram abertas das 8h às 17h, para atender 858 mulheres que compareceram nas unidades para a coleta de exames. O foco desta campanha foram as mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a coleta de exame preventivo de colo uterino, que estão entre os 25 e 64 anos. 


Destas 858 mulheres atendidas no sábado, 477 foram encaminhadas para o exame de mamografia, 105 foram encaminhadas para o exame de ultrassom das mamas, 141 foram encaminhadas para realização de ultrassom endovaginal e 17 foram encaminhadas para o exame de ultrassom ginecológico. 


No total, foram registrados 1.370 agendamentos para o Dia D, porém a taxa de não comparecimento chegou aos 37%, totalizando 512 faltas. A coordenadora em Saúde da Mulher na Atenção Primária, da SMS, Priscila Colmiran, incentivou as mulheres a buscarem esse atendimento nas unidades, em horário regular. “Nós ainda temos um índice alto de faltas, mesmo abrindo as unidades em dia e horário diferenciado.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina


Precisamos continuar incentivando as mulheres a buscarem o serviço de saúde. Porque o principal objetivo é o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno”, afirmou.


Nesta ação, abriram as UBSs da Vila Casoni, Vila Brasil, João Paz, Parigot, Jardim Piza, União da Vitória, Armindo Guazzi, Marabá, Tókio e Santa Rita. Os serviços de coleta de preventivo e exames relacionados a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero estão disponíveis durante o ano todo na rede de saúde, basta a usuária se dirigir até Unidade Básica de Saúde de sua preferência e solicitar o agendamento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá