Ministério Público denuncia 5 pessoas na Operação Hipócrates

Redação Tarobá News
Ciência e saúde | Publicado em 17/05/2019 às 22:03

O Ministério Público denunciou cinco pessoas na Operação Hipócrates, que apura crimes nas clínicas psiquiátrica de Londrina e Villa Normanda. Segundo o promotor que investiga o caso, uma denúncia bem mais ampla que essa também será oferecida nos próximos dias.

Nas páginas da denúncia um crime sexual veio à tona. De acordo com o promotor o caso foi em 2015 na Clínica Psiquiátrica de Londrina. Um paciente teria sido estuprado por 5 internos. Cinco pessoas foram denunciadas: os diretores afastados dos cargos, além de três enfermeiras que também tinham responsabilidade sobre o paciente.

Entre os crimes identificados estão cárcere privado (o paciente teria sido mantido mais 21 dias no local após a alta), maus tratos e falsidade ideológica. A Operação Hipócrates investiga as clínicas psiquiátrica de Londrina e a Villa Normanda. Nos locais cerca de 260 pacientes são atendidos. A promotoria já recomendou a prefeitura por 2 vezes que os contratos sejam rescindidos com as clínicas. O repasse de verbas atualmente é de R$1 milhão e 400 mil mensais. Por enquanto, o Secretário de Saúde Felippe Machado fez um acordo com o Hospital Evangélico para 30 leitos psiquiátricos. Durante a investigação do caso das clínicas, o MP ouviu cerca de 40 pessoas. A promotoria prepara para semana que vem uma denúncia mais ampla com 10 casos: nesta outra ação 20 pessoas devem ser denunciadas.

As enfermeiras continuam atuando nas clínicas. A defesa das clínicas informou que ainda não teve acesso à denúncia e que os responsáveis não foram ouvidos. Sobre a denúncia de maus tratos, o advogado Walter Bittar informou que a clínica tem documentos com fotografias mostrando como pacientes entram e como saem e que o material está à disposição da justiça. Bittar considerou absurda a denúncia sobre estupro informando que a clínica é constantemente fiscalizada pela Secretaria de Saúde de Londrina.

Reportagem: Heloísa Pedrosa.



Relacionados

Cascavel | 20-05-2019 20:12

IAP se reuniu com representantes da empresa que recolhe lixo hospitalar

IAP se reuniu com representantes da empresa que recolhe lixo hospitalar

Cascavel | 20-05-2019 19:52

Novo secretário de Saúde deve ser anunciado nas próximas horas

Novo secretário de Saúde deve ser anunciado nas próximas horas

Cascavel | 20-05-2019 19:22

Regina Maria T. Mugnol precisa de doadores de sangue

Regina Maria T. Mugnol precisa de doadores de sangue

Cascavel | 20-05-2019 18:09

Relatório diário dos pacientes aguardando leitos

Relatório diário dos pacientes aguardando leitos

PUBLICIDADE