Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério Público denuncia 5 pessoas na Operação Hipócrates

17/05/19 às 22:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público denunciou cinco pessoas na Operação Hipócrates, que apura crimes nas clínicas psiquiátrica de Londrina e Villa Normanda. Segundo o promotor que investiga o caso, uma denúncia bem mais ampla que essa também será oferecida nos próximos dias.

Nas páginas da denúncia um crime sexual veio à tona. De acordo com o promotor o caso foi em 2015 na Clínica Psiquiátrica de Londrina. Um paciente teria sido estuprado por 5 internos. Cinco pessoas foram denunciadas: os diretores afastados dos cargos, além de três enfermeiras que também tinham responsabilidade sobre o paciente.

Entre os crimes identificados estão cárcere privado (o paciente teria sido mantido mais 21 dias no local após a alta), maus tratos e falsidade ideológica. A Operação Hipócrates investiga as clínicas psiquiátrica de Londrina e a Villa Normanda. Nos locais cerca de 260 pacientes são atendidos. A promotoria já recomendou a prefeitura por 2 vezes que os contratos sejam rescindidos com as clínicas. O repasse de verbas atualmente é de R$1 milhão e 400 mil mensais. Por enquanto, o Secretário de Saúde Felippe Machado fez um acordo com o Hospital Evangélico para 30 leitos psiquiátricos. Durante a investigação do caso das clínicas, o MP ouviu cerca de 40 pessoas. A promotoria prepara para semana que vem uma denúncia mais ampla com 10 casos: nesta outra ação 20 pessoas devem ser denunciadas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

As enfermeiras continuam atuando nas clínicas. A defesa das clínicas informou que ainda não teve acesso à denúncia e que os responsáveis não foram ouvidos. Sobre a denúncia de maus tratos, o advogado Walter Bittar informou que a clínica tem documentos com fotografias mostrando como pacientes entram e como saem e que o material está à disposição da justiça. Bittar considerou absurda a denúncia sobre estupro informando que a clínica é constantemente fiscalizada pela Secretaria de Saúde de Londrina.

Reportagem: Heloísa Pedrosa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá