Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP recomenda teste de Covid-19 para todos idosos que passarem por hospitais

27/05/20 às 18:12 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público, a partir da 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, expediu recomendação administrativa dirigida aos hospitais da cidade com o objetivo de proteger a população idosa que vive em Instituições de Longa Permanência – grupo de risco para a Covid-19. O MPPR indica que a alta médica aos idosos internados nas unidades de saúde e posterior liberação para retorno às instituições deve ser condicionada à realização de exames para coronavírus. O teste também deve ser feito nos idosos que passarem por procedimentos hospitalares, mesmo sem internação.

Com a medida, a Promotoria busca minimizar a possibilidade de contaminação dessa faixa da população, especialmente dos que vivem em Instituições de Longa Permanência e que precisam de atendimento hospitalar. Foi indicado prazo imediato para o cumprimento da recomendação, sob pena de eventual responsabilização dos dirigentes das unidades de saúde em caso de incidentes relacionados à não realização do teste nos idosos.

O MPPR destaca no documento que, conforme o Estatuto do Idoso, é obrigação “da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação, dentre outros, do direito à vida, à saúde, à cidadania e à dignidade” e que “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência”.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Leia também:
• 
HU sofre impacto das restrições nos prontos-socorros da Santa Casa e Evangélico

Com MP

© Copyright 2023 Grupo Tarobá