Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná é destaque nacional em doação de órgãos

25/09/18 às 11:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nos últimos 7 anos, o número de transplantes de órgãos no Paraná subiu 232%. Em 2011, foram transplantados 197 órgãos enquanto até agosto de 2018, 654 cirurgias do tipo foram realizadas. A maioria dos transplantes é de rins – foram 418 doações só neste ano. Em segundo lugar, aparece de cirurgia de fígado, com 212 procedimentos registrados. O representante comercial Nilson José Dybas está nessa estatística.

Ele fez uma cirurgia bariátrica em 2015, mas um problema com gordura no fígado fez com que ele precisasse de um transplante. E ele figura também entre os que menos esperaram por uma doação: foram 33 dias entre o diagnóstico e a cirurgia.

O sucesso da recuperação do Nilson tem muito a ver com os avanços na área de transplantes. O nefrologista do Hospital Angelina Caron – um dos centros de referência em transplantes no Paraná, Carlos Gustavo Marmanillo, destaca que as medicações para evitar a rejeição do órgão no novo organismo estão mais eficazes e que o trabalho das equipes nos hospitais é o que pode fazer a diferença para que os índices aumentem ainda mais.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

No período avaliado pelo Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, entre janeiro de 2011 e agosto de 2018, foram 821 casos de possíveis doadores notificados e 382 doações efetivadas. A recusa da família ainda é o maior impedimento para que a doação seja feita – 26% das doações não foram feitas por conta da negativa dos familiares do doador.

Por isso, a sensibilização da comunidade ainda é um desafio e o posicionamento em vida sobre o desejo de ser um doador também é importante.

No próximo dia 27 é Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Na data, o Hospital São Vicente, referência em cirurgias de fígado e rim, promove o I Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. A ação conta com palestras com profissionais da área sobre o tema. A doação de órgãos após o óbito, só pode ser feita depois da morte encefálica comprovada.

Segundo o Ministério da Saúde, podem ser transplantados coração, fígado, pâncreas, rins e pulmões, além de tecidos e células, como córneas, válvulas do coração, ossos, pele, sangue, medula óssea e cartilagens.

Leia mais em Band News FM

© Copyright 2023 Grupo Tarobá