Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Qualidade de vida é determinante para diabéticos

18/08/18 às 13:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Doze e meio milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes no Brasil em 2017. A doença cresceu 61% nos últimos dez anos. Os dados alarmantes da Federação Internacional de Diabetes e do Ministério da Saúde chamam a atenção para a maior causa do problema: a má qualidade de vida do brasileiro. “A herança genética é predisponente, mas o estilo de vida é determinante”, explica Renata Cerqueira, endocrinologista do Hapvida.

Nos dois tipos mais conhecidos da doença, 1 e 2, a prática de atividade física, uma alimentação balanceada e uma vida menos estressante são fatores decisivos. Para o primeiro grupo, mesmo a diabete sendo autoimune e com tratamento à base de insulina, é de extrema importância que o paciente, geralmente crianças e adolescentes, pratiquem regularmente algum exercício físico. Além disto, é necessário controlar os níveis de ingestão de açúcares e de carboidratos simples, como pão, macarrão e farinha.

No segundo grupo de classificação da doença, que é o mais frequente no Brasil, tem muita relação com predisposição genética, mas costuma se manifestar em pessoas que não se preocupam com a qualidade da vida que levam. “Antigamente, dificilmente eu fazia um diagnóstico de diabetes tipo 2 em paciente com menos de 40 anos. Hoje, tenho vários casos entre 20 e 30 anos. Geralmente, o paciente tem herança genética, mas é obeso, sedentário, come mal, bebe muito, é sedentário e vive estressado”, relata a endocrinologista.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Praticar uma atividade física é fundamental para evitar o risco da diabetes 

Riscos 
Por ser uma doença silenciosa, é muito subestimada pelos pacientes. “Quando a gente faz um diagnóstico de diabetes, estima-se que este paciente já tem, no mínimo, dois anos de doença sem tratamento. Isso é muito complicado. 80% dos pacientes no consultório, quando chegam, já têm lesão microvascular. Já tem vasinhos periféricos circulatórios e nos olhos comprometidos”, lamenta a especialista. 

Ao descobrir a doença, quem não segue de forma prudente o tratamento prescrito pelo médico, tem um aumento das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) e corre o risco de sofrer insuficiência renal, doenças cardiovasculares e amputações dos membros inferiores.

As mortes por diabetes cresceram 12% no Brasil. Nos últimos seis anos, mais de 400 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença segundo o Ministério da Saúde. “As pessoas não têm medo da diabetes, mas morrem de medo do coração, por exemplo. Elas não têm noção que o que verdadeiramente mata não é a pressão, mas sim a diabetes”, alerta a endocrinologista.

Para a diabetes, as duas mais valiosas recomendações, segundo a médica, são mesmo praticar atividade física e melhorar a alimentação. “E eu não estou falando em fazer dieta. Eu falo de coisas que são palpáveis para qualquer pessoa. Comer bem não é caro. Alimentos saudáveis podem ser comprados em feiras. Não estou aqui falando também para ser atleta. É cuidar do corpo. Caro é tratar diabetes. É uma doença muito cara. É muito mais econômico você praticar um estilo mais saudável de vida”, aconselha a endocrinologista do Hapvida.

Qual a diferença?

Diabetes tipo 1: 

Doença autoimune. Adquirida enquanto crianças ou adolescente. O pâncreas não produz insulin

O diagnóstico ocorre principalmente em crianças e adolescentes, mas adultos também podem ser diagnosticados com esse tipo de diabetes. Geralmente são pessoas magras. O tratamento é feito com insulina e mudança de estilo de vida.

Diabetes tipo 2

Adquirida ao longo da vida. Tipo mais frequente e tem relação com estilo de vida

A insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não age de forma adequada. É mais comum em adultos com histórico da doença na família, mas pode aparecer em qualquer pessoa que não tenha uma boa qualidade de vida. O tratamento é com medicamentos, mudança de estilo de vida e pode ser preciso o uso de insulina.

Como posso evitar diabetes tipo 2

  1. Prática regular de atividade física. Mínimo de 30 minutos por 3x na semana
  2. Alimentação balanceada. Evitar carboidratos simples e açúcares
  3. Eliminar tabagismo
  4. Vida com menos estresse
  5. Reduzir consumo de bebida alcoólica. Atinge também o pâncreas e levar à diabetes

Células-tronco para tratar diabetes tipo 1

Quem tem diabetes tipo 1 ganhou uma nova esperança para a cura. Pesquisadores brasileiros revelaram este mês um estudo que relaciona o transplante de células-tronco. O tratamento se mostrou bastante eficaz já nos testes, deixando 84% dos doentes que se submeteram ao transplante livres de insulina. “A ideia é fazer um reset no sistema imunológico”, explica Renata Cerqueira, a endocrinologista do Hapvida. O paciente é submetido a altas doses de quimioterapia e reiniciado do zero, com infusão, pela veia, de células-tronco da medula óssea do próprio doente - coletadas e congeladas antes do início do procedimento.

Está grávida? É preciso ter cuidado!

“Uma paciente saudável pode desenvolver diabetes gestacional por conta da mudança metabólica. Acontece durante a gestação e tem que ter um controle muito bem feito. Essa paciente só pode usar um tipo de medicamento, metformina. O pré-natal é de alto risco, porque corre o risco não só a mãe, como também a criança. Nosso maior medo é nascer um bebê macrossômico, que é uma criança muito grande, e tenha uma hipoglicemia. Durante a gravidez, tem que cuidar bem da alimentação para evitar o diabetes gestacional. Depois que ela tiver o filho, tem que acompanhar o caso com o médico para não evoluir para uma diabetes, principalmente nos primeiros cinco anos”, afirma a endocrinologista.

Durante a gravidez, tem que cuidar bem da alimentação para evitar o diabetes gestacional

Números

12,5 milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes no Brasil em 2017, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes

A diabetes cresceu 61% de 2006 a 2016, segundo o Ministério da Saúde

400 mil brasileiros morreram por diabetes nos últimos seis anos, informa o Ministério da Saúde

Leia mais em Correio 24 horas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá