Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde reforça ações da campanha Paraná Rosa em Londrina

20/10/21 às 21:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou as ações de cuidados com a saúde da mulher, ligadas à campanha Paraná Rosa, em Londrina, durante o evento do Planejamento Regional Integrado (PRI), nesta quarta-feira (20). A iniciativa, que já está na 3ª edição, tem por objetivo prevenir o câncer de mama e colo do útero, além de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres.

A campanha é uma iniciativa da Sesa e Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), idealizada e apadrinhada pela presidente do Conselho de Ação Solidária e primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, dentro das ações do Outubro Rosa. Neste ano, o tema da campanha é “Cuide-se, ame-se, previna-se”.

“Primeiramente quero parabenizar esse trabalho da Secretaria em dialogar e entender a demanda de cada município. Para criar o Paraná Rosa idealizamos um trabalho dentro dessa mesma linha, mais humanizado e próximo das pessoas, que faz parte da proposta do governador em regionalizar a saúde e aproximar o serviço da população”, disse a primeira-dama.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Com a pandemia da Covid-19, o Paraná registrou redução de 45% no número de mamografias realizadas. Ao todo, mais de 156 mil exames deixaram de ser realizados no ano passado. O Governo do Estado dispõe de 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é gratuito e oferecido em diversos municípios da abrangência das 22 Regionais de Saúde.

“O Paraná Rosa é uma proposta muito bem fundamentada pela primeira-dama e voltada unicamente para chamar a atenção para o cuidado com a saúde dessas mulheres, principalmente agora que registramos redução na procura por exames que previnem e salvam vidas. Esta é uma necessidade de extrema importância na Saúde pública e precisamos falar mais sobre isso”, disse o secretário Beto Preto, da Saúde.

Na ocasião, a diretora de Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, falou sobre a inclusão de ações voltadas para a Saúde da mulher no PRI. “Discutimos os indicadores do alcance destes serviços até as mulheres paranaenses e quais ações são necessárias para ampliar a oferta de atendimento. É assim que queremos seguir, trabalhando na informação e conscientização”, afirmou.

Este reforço nas ações visa conscientizar a população sobre os sinais, sintomas e medidas de proteção contra os cânceres, além de disponibilizar acessos aos serviços de diagnóstico e tratamento precoce de doenças. Este ano, a Sesa lançou o desafio dos 21 dias com dicas de hábitos saudáveis para que as mulheres adotem essas atividades em sua rotina. As informações podem ser consultadas no site paranarosa.pr.gov.br.

“Nosso desejo é que ao invés destas mulheres procurarem atendimento para tratamento de câncer, procurem os testes, o cuidado e a prevenção. Essas informações precisam ser repassadas para que cada mulher tenha esse olhar de se cuidar”, acrescentou a primeira-dama. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá