Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Último LIRAa do ano preocupa autoridades de Toledo

08/11/18 às 18:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti foi realizado no início desta semana e divulgado nesta quinta-feira

A equipe do Combate de Endemias realizou nos dias cinco e seis de novembro o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) do ano. É o sexto realizado em 2018. Segundo a classificação do Ministério da Saúde, o índice geral do município atingiu o “médio risco”, com 1,5% de infestação.

A série histórica do ano apresentou números baixos, se comparados a outros anos. Em janeiro 3,2%; em março 3,0%; já o terceiro Liraa do ano, realizado em maio atingiu 1,2%; com o frio caiu ainda mais e desta vez para 0,4%; em setembro atingiu o melhor índice dos últimos anos, com 0,1%; e agora voltou a crescer.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Ele chama a atenção, pois todos os criadouros são de fácil remoção, ou seja, basta um pouco mais de atenção por parte da população para não deixar água parada ou caixas d’água destampadas. “Se todos observarem esses recipientes conseguiremos controlar a proliferação do mosquito em nosso município”, frisa Selídio.

Toledo tem registrados três casos de dengue importados, ou seja, doença contraída fora do município. E outros dois casos autóctones, que são aqueles casos contraídos dentro do município. Como os ciclos da doença se comportam de forma sazonal e este ano houve um baixo índice de infestação em todo o Estado do Paraná, a preocupação das autoridades é que para o próximo ano esses números se comportem de forma diferente e bem mais agressiva.


Depósitos

Em ordem decrescente, as larvas dos mosquitos foram encontradas em: balde (7), tambor (5), Vaso de planta (5), Caixa d’água (4), Lixo doméstico (4), Vaso Sanitário (3), Caixa de gordura (2), Pneus (2), Bebedouro animal (1), Calçado (1), Fonte (1), Piscina (1), Televisor (1).

“São todos locais de fácil remoção, basta que as pessoas tenham mais atenção e cuidem bem de seus imóveis”, acrescentou o Coordenador de Combate às Endemias.


ÍNDICE POR BAIRRO

IIP 1,5%

América ll8,3

América l8,1

São Peregrino7,1

Europa l6,8

Independência6,2

Vila Becker5,4

Centro de Eventos5

Coopagro5

Tocantins3,7

Santa Clara lV3,2

Pancera2,9

São Francisco l2,7

Industrial l2,5

São Francisco ll2,5

© Copyright 2023 Grupo Tarobá