Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Unimed forma 30 novos cuidadores de idosos em curso gratuito

23/05/18 às 14:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Todos os dias, dona Gracinha (apelido carinhoso de Maria das Graças) acorda cedo para preparar o café da dona Henriqueta Tonetti, uma idosa de 75 anos que já não caminha nem fala por conta da doença de Alzheimer. “Eu mesma preparo o iogurte, misturo com cereais e uma fruta. Ela gosta!”, conta a ex-zeladora.

 Hoje em dia, Gracinha é uma dedicada cuidadora. A dedicação é tanta que ela chegou a deixar a própria casa para morar com o marido e a filha no mesmo condomínio da dona Henriqueta. “Fica mais fácil. Eu levanto de duas a três vezes por noite para virá-la na cama, leva-la ao banheiro, ao banho, para a sala... Hoje em dia já cuido dela com o mesmo carinho que cuidaria a minha mãe.”

 Para aprender ainda mais sobre as técnicas de cuidador de idosos, Gracinha fez parte da 4ª turma do curso oferecido pela Unimed Cascavel, em parceria com o Senac. As aulas terminaram segunda-feira (21). Durante os 24 encontros teóricos e práticos, sempre às segundas e quintas-feiras, os 30 alunos aprenderam sobre depressão, controle da glicemia e primeiros socorros aos idosos de quem cuidam.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

 “A equipe de instrutores até nos colocou com trajes que dificultavam a mobilidade para que a gente pudesse se colocar no lugar de um idoso. Com esse jeito prático a gente aprendeu muito, o que vai servir para o nosso próprio envelhecimento mais saudável e cuidadoso.”

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá