Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Coronavírus: prevenção é importante, mas não é o momento para pânico

29/01/20 às 13:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ele pode estar circulando por aí, sem a gente saber. Um vírus invisível a olho nu e que pode passar de uma pessoa para outra num contato direto. Desde saliva a um simples aperto de mão.

Daí o tamanho da preocupação. Na loja de produtos importados, muitos deles da China, cuidados e limpeza reforçados.

Na lanchonete, a higienização frequente das mãos virou regra. Tudo isso por causa de um novo tipo de coronavírus, até mais preocupante do que o H1N1.

Leia mais:

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

O que chama a atenção é que os principais sintomas lembram uma gripe, um resfriado comum. São eles: febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. Mas isso não basta para ser considerado um caso suspeito de coronavírus.

Por enquanto, nada de pânico. Mas, mesmo sem a confirmação de casos no país, as autoridades de saúde preparam planos de contingência.

O médico reforça a importância da adoção de cuidados básicos e simples que podem ajudar a prevenir a transmissão não só do coronavírus como também de outras doenças.

Essa nova mutação do vírus já provocou mais de 130 mortes na China, onde são quase 6 mil infectados. No mundo, já são dezenas de casos confirmados. No Brasil, inicialmente, são 3 casos suspeitos, em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O ministério da saúde elevou a classificação de risco do Brasil de nível 1, alerta, para o nível 2, de "perigo iminente".

No entanto, nessa quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde descartou a suspeita de coronavírus no Paraná. Admitiu que investiga mais um caso, mas que ainda não é tratado como suspeito.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá