Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo anuncia recursos para a despoluição do rio Iguaçu

17/11/17 às 11:05 - Escrito por Antonio Mendonça
siga o Tarobá News no Google News!

Ele é o maior rio do Paraná. Com um percurso de 1.320 km, o Iguaçu liga a Serra do Mar ao extremo Oeste do Estado, em Foz do Iguaçu, onde deságua no Rio Paraná. Dos povos Kaigangue e Guarani, os primeiros a ocupar a área de sua bacia hidrográfica, veio o nome. Iguaçu quer dizer “água grande” ou “muita água”.

Somadas as áreas do Brasil e da Argentina, a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu ocupa uma superfície de 70.800 km². No Paraná, atravessa 109 municípios e se divide em três Unidades Hidrográficas de Gestão de Recursos Hídricos: Baixo Iguaçu, Médio Iguaçu e Alto Iguaçu.

Suas nascentes estão na Serra do Mar formam inicialmente os rios Atuba e Iraí. No encontro das águas destes rios, no limite de Curitiba com São José dos Pinhais, nasce o Iguaçu. O “marco zero” está localizado embaixo da ponte da BR-277, no trecho que liga a capital às praias. Entre os principais afluentes do Iguaçu, estão os rios Negro, Jordão e o Chopin.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM 2024...

PRF flagra por dia mais de 450 motoristas em excesso de velocidade no Paraná

Imagem de destaque
CELEPAR

Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar no presente de Dia das Mães

Imagem de destaque
IAT

Imagens de satélite: 1ª operação remota contra desmatamento aplica R$ 5,9 milhões em multas

Imagem de destaque
RMC

PCPR prende quatro pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Quatro Barras

O Iguaçu acompanha a história do desenvolvimento do Estado desde a chegada do desbravador espanhol Cabeza de Vaca às Cataratas, em 1542. Depois, vieram os bandeirantes e os ciclos econômicos da erva-mate e da madeira, nos séculos XIX e início do século XX, quando o Rio era navegado pelos vapores. Com o fim do ciclo da navegação, o Iguaçu se consolida como importante recurso natural para a geração de energia elétrica, onde, atualmente, cinco usinas estão instaladas.

A invisibilidade do gigante

Apesar de sua importância, pesquisadores apontam que o descaso começa na região onde nasce porque a população está de costas para ele. “Nosso principal rio, em seu nascedouro, está longe dos olhos, portanto dos corações e mentes”, disse o pesquisador José Álvaro da Silva Carneiro em seu livro “Nascentes, Corredeiras e Cachoeiras do Alto Iguaçu”.

Os problemas começam com a chegada das águas poluídas de alguns de seus principais afluentes que drenam a capital paranaense, como o Belém, Atuba e Barigui. Na Região Metropolitana, o encontro com essas águas ocorre após a área de manancial.

Para José Álvaro é preciso compreender o processo histórico que fez com que os rios urbanos fossem “escondidos” da população. Segundo ele, esse processo começou com o higienismo europeu, na tentativa de barrar epidemias como tifo e cólera. Segundo a gestora socioambiental da Sanepar Roselis Presznhuk a canalização dos rios urbanos provocou um distanciamento da relação das pessoas com esses recursos hídricos. “O resultado é a dificuldade para revitalizar rios e córregos que passam por dentro de grandes cidades, como Curitiba. O Iguaçu sofre as consequências desta canalização”.

Hoje é o dia do Rio Iguaçu. Em Foz do Iguaçu autoridades se reuniram pra anunciar ações de revitalização de um dos rios mais importantes do Paraná.

O maior rio do estado do Paraná, o rio Iguaçu, não está nada bem em alguns trechos, dos 1.300 quilômetros de extensão.

Em dois anos, um grupo gestor realizou diferentes ações para despoluir o rio. Mais de 500 mil toneladas de lixos foram retiradas dos rios e cerca de 400 mil mudas de árvores nativas foram plantadas, além do trabalho de conscientização com base nas pesquisas da qualidade da água que tem sido frequente.

Mas isso não tem sido o suficiente para despoluir um dos principais afluentes do rio Iguaçu, o rio Belém. O governo federal preocupado com a qualidade da agua e meio ambiente. Vai ajudar nesse trabalho repassando 1 milhão e 200 mil reais para o saneamento do estado do Paraná.

 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá