Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Investimento vai acabar com falta de água em Laranjeiras do Sul

16/07/20 às 09:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os moradores de Laranjeiras do Sul, na Região Centro-Sul do Paraná, contam os dias para chegar julho de 2021. O mês é emblemático. É quando o Governo do Estado vai entregar um novo sistema de abastecimento, tratamento e reservação de água para a cidade, com captação diretamente no Rio Tapera.

O investimento de R$ 17,6 milhões por parte da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai colocar fim a um antigo tormento da população local: a falta de água em alguns pontos do município, especialmente nos dias mais quentes de verão.

“Investimentos como esse são fundamentais para modernizar o Paraná, resolver gargalos que travam o setor produtivo e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, afirma o governador Carlos Massa ratinho Junior. “Há muito tempo que os moradores de Laranjeiras sofrem com essa questão da água. Água limpa e saneamento básico significam mais saúde para a população”, completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Idoso de 73 anos morre ao ser atropelado pelo próprio carro no PR

Imagem de destaque
ENTENDA

Laboratório do estado recebe em média 2 mil exames de dengue por dia

Imagem de destaque
CRESCIMENTO

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

AUDACIOSA - A obra é audaciosa, destaca a gerente-geral da Sanepar para a região, Jeanne Schmidt. Ela explica que serão instalados 12 quilômetros de tubulação para fazer com que a água captada no rio chegue à cidade. Além disso, será construído um novo reservatório com capacidade de mil metros cúbicos e reforçado os espaços existentes.

Com isso, a capacidade de captação, tratamento e reservação de água em Laranjeiras do Sul vai mais do que dobrar, passando dos atuais 200 metros cúbicos por hora para cerca de 540 metros cúbicos por hora.  “Com esse investimento resolvemos o problema de forma definitiva. A cidade não vai mais sofrer com estiagem ou falta de água nas partes mais altas. É algo para mais de 30 anos”, ressalta a gerente.

De acordo com Jeanne, a ação vai permitir à Sanepar desativar parcialmente os dois poços usados atualmente para ajudar no abastecimento de Laranjeiras do Sul. “Serão utilizados somente em situações críticas, isso se necessário. Teremos folga, tranquilidade e água suficiente”, diz.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá