Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maiores cidades do Paraná apresentam queda de homicídios dolosos

06/04/20 às 11:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Oito das dez cidades mais populosas do Paraná acompanharam o  desempenho estadual e tiveram redução na taxa de homicídios dolosos no  ano passado. A queda foi em média de 20,4% no comparativo com 2018, mais  que o dobro da média paranaense (9%). São elas Curitiba, Cascavel,  Ponta Grossa, Colombo, Maringá, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e  Paranaguá.

A maior redução ocorreu em Cascavel. A cidade da Região Oeste fechou  2019 com 35 mortes, 18 a menos do que no ano anterior (34%). Os números  são do Relatório Estatístico Criminal divulgado anualmente pela  Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Londrina, no Norte, foi o único entre os dez municípios com acréscimo  no índice de violência. Passou de 47 para 60 homicídios dolosos (28%).  Já Guarapuava se manteve estável, com 26 mortes nos dois anos. Somadas,  as cidades responderam por 670 de um total de 1.780 casos no Paraná em  2019.

Leia mais:

Imagem de destaque
OUTONO

Outono será com veranicos, nevoeiro e geadas

Imagem de destaque
RECORDE

Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada no Paraná

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne lideranças e acadêmicos

Imagem de destaque
MEDIDA PROTETIVA

PCPR prende dois homens por violência doméstica em Curitiba

“O desempenho é fruto da unificação das polícias Civil e Militar.  Hoje elas trabalham com planejamento estratégico conjunto”, afirmou o  governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Os números falam por si, mas  mais do que a parte ostensiva, existe por trás equipes trabalhando  indicadores, estatísticas. Essa unificação de trabalho é o grande legado  para o Paraná”, completou.

INTELIGÊNCIA – Secretário da Segurança Pública,  Romulo Marinho Soares atribui a queda a diversas atividades  desenvolvidas pelo Governo do Estado. “O ano de 2019 foi o primeiro  comandando a Segurança Pública e conseguimos alcançar uma boa redução  nos índices de homicídios dolosos. Esperamos manter o controle da  criminalidade por meio de ações baseadas na estratégia e na  inteligência”, disse.

O secretário destacou, ainda, o trabalho do Estado na recomposição  dos quadros funcionais com a abertura de novos concursos e também na  modernização dos equipamentos disponíveis, com a aquisição de armas,  coletes e viaturas, entre outros itens.

“Reforça o planejamento de longo prazo por parte da área policial.  Percebemos o cenário da necessidade de novas ferramentas no ano passado e  fomos melhorando a estrutura disponível”, ressaltou Soares.

EM QUEDA – De acordo com o Secretaria de Estado da  Segurança Pública, o Paraná registrou em 2019 o menor número de  homicídios dolosos dos últimos 13 anos. Foram 175 mortes a menos de  janeiro a dezembro do ano passado, totalizando 1.780 homicídios. O mesmo  período do ano passado apresentou 1.955 casos – uma redução de 9%.

Dos 399 municípios paranaenses, 143 (35,8%) não registraram nenhum  homicídio em 2019, e 195 (48,8%) tiveram menos de cinco mortes no ano.  “O número é extremamente positivo, significa que temos uma polícia  presente, que tem planejamento e emprego inteligente dos seus recursos,  tanto humano quanto material”, disse o comandante-geral da Polícia  Militar (PM), Péricles de Matos.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, a  estratégia de relacionar informações sobre o tráfico de drogas e a  atuação de organizações criminosas também é parte importante na solução  de homicídios.

“Isso resulta em inquéritos policiais muito bem fundamentados, com  criminosos presos e condenados, ficando fora das ruas por mais tempo”,  explicou Rockembach.

IBGE – Somadas as cidades paranaenses mais populosas  têm 4.768.732 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística (IBGE) ou cerca de 42% da população total do  Estado (11.348.937).

RANKING – Entre as mais populosas, Cascavel foi quem  teve a redução mais significativa de homicídios dolosos (-34%), seguida  por Colombo (-23%), Maringá (-22,5%), Foz (-20,4%), Ponta Grossa  (-18,6%), Curitiba (-16,3%), São José dos Pinhais (-14,4%) e Paranaguá  (-13,8%). Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Com AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá