Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operadores e empresas comemoram avanços no Porto de Paranaguá

18/03/18 às 10:29 - Escrito por Ellen Santos
siga o Tarobá News no Google News!

Operadores portuários, cooperativas, clientes, empresas e entidades também têm motivos para comemorar os 83 anos do Porto de Paranaguá, completados neste sábado (17). Nos últimos sete anos, o segundo maior porto do Brasil recebeu um volume de investimentos digno do seu potencial, o que garantiu um aumento de produtividade em 33% e o destaque no cenário nacional e internacional.

Foram R$ 657 milhões em investimentos entre 2011 e 2017 e outros R$ 725 milhões que estão previstos de 2018 a 2020. “Com isso, avançamos muito e devolvemos a competitividade ao Porto de Paranaguá”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

De acordo com o secretário-executivo do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação da Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, o Porto de Paranaguá vive um grande momento. “Conseguiu evoluir em todos os pilares que fazem um porto ser eficiente. Garantiu a infraestrutura marítima com a dragagem, modernizou seus berços, incentivou investimentos na infraestrutura terrestre e, dentro das suas possibilidades, vai desafogar os acessos viários à cidade. O porto está de parabéns pelos seus 83 anos”, destacou Mohr.

Leia mais:

Imagem de destaque
OUTONO

Outono será com veranicos, nevoeiro e geadas

Imagem de destaque
RECORDE

Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada no Paraná

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne lideranças e acadêmicos

Imagem de destaque
MEDIDA PROTETIVA

PCPR prende dois homens por violência doméstica em Curitiba

O gerente geral da Harbor, Valmor Felipetto, diz que o Porto de Paranaguá é hoje um ícone no Brasil devido aos investimentos em modernização e ao trabalho da atual gestão. “Todos os empresários do setor reconhecem o legado que esta administração está deixado para os usuários do Porto de Paranaguá”, completa.

Os investimentos realizados com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com o objetivo de devolver a competitividade aos Portos do Paraná, são os maiores dos últimos 40 anos. Os novos equipamentos aumentaram a capacidade de carregamento de grãos no Corredor de Exportação em 33%.

“Há algum tempo falava-se que o Corredor de Exportação não tinha capacidade para movimentar 14 milhões de toneladas e, em 2017, atingimos a marca de 17 milhões de toneladas de grãos, com a meta de atingir 20 milhões. Ou seja, o Porto de Paranaguá está melhor a cada ano”, disse o gerente da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá, Jean Azzolin.

Segundo maior terminal marítimo do País, o Porto de Paranaguá tornou-se um colecionador de recordes. Foram 45 nos últimos sete anos, incluindo a maior movimentação de cargas da sua história – 51,5 milhões de toneladas em 2017, volume 14,2% maior do que em 2016, quando foram movimentadas 45,1 milhões de toneladas.

“Com uma estrutura que ultrapassa 80 anos, o Porto de Paranaguá conseguiu se manter atualizado, moderno e competitivo, prestando um serviço de qualidade para seus clientes”, afirmou o gerente da Centro Sul Serviços Marítimos, João Paulo Barbieri.

CONTÊINERES - O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), um dos maiores da América do Sul, com uma capacidade anual de 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), inicia uma expansão que elevará sua capacidade para 2,4 milhões de TEUs/ano até 2019.

“Temos que comemorar estes 83 anos da autoridade portuária e reconhecer que os últimos anos foram excepcionais no que diz respeito à gestão do porto. Foi muito profissional e ágil. O porto é o integrador de dois elos, da parte marítima e da parte terrestre, e a própria Appa fez isso muito bem, contribuindo decisivamente para que as empresas privadas voltassem a acreditar no porto e investissem em Paranaguá”, destacou o diretor-superintendente da TCP, Juarez Moraes e Silva.

FERTILIZANTES - Melhorias feitas nos últimos anos no Porto de Paranaguá resultaram em redução de mais de 70% na multa para os importadores de fertilizantes pela eventual sobre-estadia de navios, a chamada demurrage. Segundo estudo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), de 2011 para cá, tanto o valor da multa quanto o tempo de sobre-estadia caíram cerca de 72,3% nos portos do Estado.

“O Porto de Paranaguá cresceu, evoluiu e se tornou o maior importador de fertilizantes do Brasil. Temos que continuar trabalhando para que esse porto se uma mantenha referência para esta atividade”, disse o gerente da Fospar, Ronaldo Sapateiro.

O presidente dos Terminais Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, diz que a evolução do Porto é motivo de alegria para todos. “O porto de Paranaguá está de parabéns pelo posicionamento que conseguiu neste momento dentro do cenário brasileiro”.

AEN


ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS - ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS - 9.9147-1096 OU 9.9147-4289

© Copyright 2023 Grupo Tarobá