Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná

06/04/24 às 11:18 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Nos primeiros três meses de 2024, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS - GSUS, desenvolvido pela Celepar, chegou a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados. A marca alcançada por essa ações inovadora, que impacta diretamente na qualidade de atendimento à população, é um dos destaques do final de semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).


A plataforma é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que trabalham segundo as regras do SUS, incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação.


Além dos estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais, além das 22 Regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Leia mais:

Imagem de destaque
25,36% DE IMUNIZAÇÃO

Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura é baixa

Imagem de destaque
EMPREGO

Agências do Trabalhador disponibilizam 17,8 mil vagas no Paraná

Imagem de destaque
PROIBIDOS PELA ANVISA

Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Imagem de destaque
25ª EDIÇÃO

Paraná apresenta potencial do turismo náutico no Rio Boat Show 2024


“O GSUS auxilia hospitais e demais instituições da área da saúde a funcionarem de maneira mais eficaz no cotidiano operacional, o que se reflete, por consequência, num atendimento mais eficiente à população”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.


Ele lembra, ainda, que a plataforma faz parte do Celepar Cid@des, um pacote de serviços tecnológicos oferecido aos municípios. “O GSUS é uma das muitas soluções do Celepar Cid@des que ajudam os municípios a se tornarem mais ágeis, eficientes e conectados”, afirma.


OUTRAS INICIATIVAS – Além do GSUS, desenvolvidas em parceria com a Sesa, a Celepar trabalha com outras tecnologias para a saúde pública. 


Uma delas é a Farmácia Digital, que ajuda a garantir o acesso online do cidadão a medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para receber esses medicamentos, é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação e apresente um conjunto de documentos e exames. 


O acesso ao sistema é simples. O cidadão informa os dados pessoais, anexa a documentação e laudos necessários para comprovar a enfermidade e solicitar o medicamento. O cadastro é enviado para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia fazem a triagem e verificação. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento ou pode receber em sua casa.


Segundo dados mais recentes do Sismedex, foram realizadas 222 mil solicitações de medicamentos por meio do sistema no primeiro trimestre deste ano.


Com investimento de mais de R$ 260 milhões, Paraná vai ganhar 11 novos hospitais

Outra funcionalidade desenvolvida pela Celepar foi o software que coordena as chamadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).  Com interface moderna e segurança aprimorada, ele garante maior agilidade no registro do atendimento e disponibiliza um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas. De janeiro a março deste ano, foram 290 mil chamadas.


A Celepar também criou o sistema que administra as doações de sangue, o NovoSHT – Sistema de Controle Hemoterápico, e o Sievisa — Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária, essencial para o mapeamento das informações referentes à situação sanitária de estabelecimentos em funcionamento no Paraná.​​​​

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá