Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Porto de Paranaguá terá primeira reforma no pier de inflamáveis

05/06/19 às 14:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Porto de Paranaguá terá a primeira reforma no pier público de inflamáveis, que foi construído na década de 1940 e, desde então, recebeu apenas pequenas intervenções de manutenção. Nesta quarta-feira (06), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, em reunião no Palácio Iguaçu, a autorização para contratação da empresa que fará a obra.

O investimento é de R$ 41 milhões e será custeado pela Administração dos Portos do Paraná. O prazo para execução da é de 18 meses. “O objetivo do Governo do Estado é fazer do Porto de Paranaguá o mais eficiente do Brasil. Os investimentos são sempre para modernizá-lo, para transformar o Paraná em uma grande central logística”, afirmou o governador. “A ideia é aumentar capacidade, gerar emprego e a melhorar a produção como um todo”, acrescentou.

De acordo com o secretário da Infraestrutura e Logística Sandro Alex, a obra no pier aumentará em 60% a capacidade do Porto na exportação de líquidos. “Essa coalizão governamental/institucional faz do Porto de Paranaguá um símbolo da eficiência dos paranaenses”, destacou Alex.

Leia mais:

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

Imagem de destaque
ANALISTA FINANCEIRA

Curitibana de 26 anos recebe prêmio de R$ 1 milhão do programa Nota Paraná

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação

Ele informou que para os próximos meses haverá um novo pacote de investimento logístico, com destaque para a expansão da área de contêineres do porto e a entrega do viaduto de acesso ao terminal marítimo, na entrada da cidade. A entrega do viaduto deverá ocorrer no dia 29 de julho, aniversário de Paranaguá. “Vamos comemorar com toda a população do Litoral”, ressaltou o governador.

ESSENCIAL - Os serviços que serão licitados para a intervenção no pier preveem a limpeza e recuperação de vigas, blocos, dolfins, lajes e estacas, tanto na ponte de acesso, quanto nos dois berços de atracação, interno e externo.

Segundo o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, metade de todos os granéis líquidos operados em Paranaguá são movimentados na estrutura pública, composta atualmente por uma ponte de acesso e dois berços de atracação, que permitem receber dois navios de forma simultânea.

Garcia destaca que o pier é essencial para o escoamento e importação de óleo vegetal, etanol e combustíveis para atender o Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “A intervenção permitirá o aumento da competitividade e a diminuição do custo logístico. Assim, navios que escolhem o Porto de Santos podem olhar agora para Paranaguá”, disse.

INICIATIVA PRIVADA – O anúncio do investimento contou com a presença de diversos setores do empresariado local. Diretor Institucional da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva representou a coalização da iniciativa privada. Ele destacou a parceria com o Governo do Estado. “É mais uma etapa de um governo que olha para o cidadão e para o desenvolvimento”, disse Silva.

“Essa agenda de infraestrutura que está sendo liderada pelo Governo é fundamental para o desenvolvimento, o crescimento econômico e o destravamento de uma solução logística para o Paraná”, completou Sandro Ávila, diretor de Planejamento e Logística da Klabin.

MOVIMENTAÇÃO – Em 2019, entre janeiro e maio, foram movimentadas 1,5 milhão de toneladas no pier público. Deste total, 78% (663 mil toneladas) foram de importações.

Entre as principais cargas desembarcadas, destaque para combustíveis e óleos minerais, como óleo diesel; metanol e gasolinas, com origem nos Estados Unidos, Chile, Argentina e Venezuela. As exportações somaram 23% das movimentações (181 mil toneladas). Além do óleo combustível, o Paraná é destaque na exportação de óleo de soja. O embarque tem como destinos principais a Argentina, Cingapura, Estados Unidos e Chile. A cabotagem, em que a navegação é feita dentro do país, representou mais da metade das movimentações: foram aproximadamente 712 mil toneladas de produtos que chegaram ou saíram de Paranaguá para outros portos brasileiros.

PRESENÇAS – Participaram também do ato os deputados estaduais Alexandre Curi e Artagão Júnior; além de diretores da Administração dos Portos do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá