Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadores reivindicam nomeação de psicólogos e assistentes sociais ao TJ/PR

09/11/23 às 08:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em moção aprovada nesta semana no Legislativo cascavelense, a vereadora Professora Liliam (PT) e os vereadores Dr. Lauri (Solidariedade), Edson Souza (MDB), Joceh da Autoescola (MDB), Policial Madril (Podemos), Sadi Kisiel (Podemos) e Soldado Jeferson (PV) apelam ao Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, para que empregue todos os esforços necessários para efetivar a nomeação dos profissionais assistentes sociais e psicólogos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 003/2016, com validade até 31 de dezembro de 2023.


“É imperiosa a necessidade de recompor as equipes técnicas de assistentes sociais e psicólogos no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná, uma vez que a defasagem no número de profissionais tem gerado consequências significativas para a justiça e, consequentemente, para a população paranaense que busca a assistência do sistema judiciário”, argumentam os parlamentares.


Frequentemente, magistrados requisitam a  expertise  desses profissionais para embasar suas decisões em processos sensíveis, tais como casos de violência doméstica, infância e juventude, entre outros. “Além disso, a sobrecarga de trabalho atualmente enfrentada pelos profissionais das equipes interdisciplinares é preocupante. A insuficiência de profissionais capacitados para atender à demanda judiciária resulta em uma carga excessiva e desumana, que é incompatível com a qualidade do atendimento necessário para as partes envolvidas nos processos”, destaca a vereadora Professora Liliam.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Mais de 170 municípios paranaenses estão sob grave alerta de onda de calor

Imagem de destaque
SEGURANÇA

PCPR envia mais 30 policiais para reforçar ações de segurança no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
SOLIDARIEDADE

Paraná chega a 3,3 mil toneladas de doações arrecadadas para o Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
ENTENDA

Com aumento de casos, Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados com a hepatite A


Na moção, os autores lembram que recente parecer emitido pela Consultoria Jurídica do Departamento Econômico e Financeiro do TJPR confirmou que não há restrições legais que impeçam o Fundo da Justiça de custear a nomeação de 40 profissionais especializados, compreendendo 26 psicólogos e 14 assistentes sociais, aprovados no Concurso Público regido pelo Edital n° 003/2016. Além disso, esse parecer ratificou que as despesas estão em total conformidade com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 e que existe respaldo financeiro para a sua efetivação até o dia 31/12/2023. Portanto, não há quaisquer obstáculos de ordem financeira que justifiquem a não contratação dos profissionais aprovados.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá