Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Patente da UEL propõe kit de casa popular econômica e sustentável

21/03/19 às 16:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma professora e um estudante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), da UEL, receberam a Carta Patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) de um sistema construtivo inovador, direcionado a habitações populares, que une economia e sustentabilidade. A nova patente da Universidade Estadual de Londrina foi conseguida após 10 anos de processo. O sistema prevê a possibilidade da habitação ser transferida, com o reaproveitamento de todos os materiais.

O Sistema Construtivo Leve de Alto Desempenho para Vedação Vertical foi concebido pela professora Berenice Carbonari, do Departamento de Construção Civil, e pelo arquiteto Reginaldo de Matos Manzano, então aluno de mestrado, atualmente doutor em Engenharia Civil. Eles desenvolveram o sistema para participar de concurso de um fabricante de cimento com a temática habitação sustentável. A dupla não venceu o concurso, mas percebeu que a criação tinha características inovadoras a ponto de merecer a patente.

O sistema inova por abrir mão do tradicional tijolo e cimento, substituídos por uma construção modular, utilizando kit composto por pilar, viga, madeira de reflorestamento e placas em concreto celular, mais leve. Segundo os inventores, esta construção só é possível a partir do fornecimento dos kits, pré-fabricados, para serem usados em economia de escala, ou seja, na construção de conjuntos populares.

Leia mais:

Imagem de destaque
LETRAMENTO DIGITAL

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Imagem de destaque

Copel Volt amplia eletrovia até Londrina para abastecimento de carros elétricos

Imagem de destaque

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Imagem de destaque

Justiça tem responsabilizado bancos por fraudes em aplicativos de celulares roubados

Eles explicam que as vantagens estão no barateamento do processo construtivo, com rapidez, menor custo, durabilidade e conforto térmico. É possível construir uma unidade de cerca de 100 metros em apenas duas semanas. Esta unidade poderia ser posteriormente desmontada, sem qualquer comprometimento dos materiais. Para se entender o sistema, os inventores orientam que o processo é modular e racionalizado.

As placas cimentícias são colocadas em camadas duplas (uma interna e outra externa), formando paredes. Todo o acabamento hidráulico, elétrico e rede lógica ficam embutidos no interior das placas. No processo encaminhado ao Inpi, os inventores definem o sistema como uma simplificação de todos os processos e métodos para a execução do produto final.

Ainda de acordo com os inventores, o novo sistema construtivo respeita os chamados três 'Rs' da construção civil – reciclar, reutilizar e reaproveitar. Reginaldo explica que a durabilidade dos materiais está garantida porque toda a estrutura em madeira, incluindo a base dos pilares, é escondida, ou seja, embora esteja aparente, não toma chuva.

INOVAÇÃO - Todos os detalhes foram pensados para garantir a viabilidade do sistema. Os inventores recomendam que a habitação seja construída sob uma laje maciça, do tipo Radier, fundação rasa que se assemelha a uma placa, abrangendo toda a área da construção. Outra observação relacionada à estrutura é que a casa tem carga bem distribuída, embora utilize fundação mais rasa.

Os detalhes de acabamentobtambém foram contemplados. A proposta é que as casas tenham cores diferenciadas. O concreto pode ser pintado. Na parte frontal eles sugerem um brise em madeira para impedir a incidência solar no interior, melhorando o conforto térmico, além de agregar valor ao projeto original. A dupla afirma ainda que o sistema permite alterações e ampliações, muito solicitadas nos projetos populares.

A partir da confirmação da patente, a expectativa dos inventores é encontrar parceiro para que o sistema possa ser produzido em larga escala, contribuindo para reduzir o déficit habitacional. Em 2009, quando o Sistema Construtivo Leve de Alto Desempenho para Vedação Vertical foi criado, o Brasil acumulava um déficit 7,7 milhões de unidades. Atualmente, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE/2015, o déficit habitacional do país chega a 6,35 milhões de unidades.

Com AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá