Pets

Lambidas de cachorros podem fazer mal à saúde


03/08/23 às 10:04

Receber muitas lambidas de cachorro faz parte da grande maioria das pessoas que convivem com eles. Mas por quê os cachorros gostam de lamber o nosso rosto, mãos, pés e tudo o mais que puderem? Será que eles estão querendo nos dizer alguma coisa?


Especialistas explicam que esse hábito faz parte de seu processo de criar laços, assim como sua mãe fez com ele quando ele era um filhote, logo, quando o cachorro lambe seu tutor, ele está sinalizando que o respeita como o líder de sua matilha, uma vez que, no habitat natural os cães submissos teriam lambido o cão alfa para entrar no grupo.


Para os cães, o lamber também é uma exploração sensorial que permite a ele descobrir mais informações sobre a pessoa que está lambendo.


No entanto, as lambidas excessivas podem ser sinais de atenção. Ao mesmo tempo que pode ser um problema pontual, como fome ou sede, mas, também podem indicar algum problema que seu amigão esteja passando, como estresse ou ansiedade. Nesses casos é importante procurar um especialista em comportamento canino para analisar o contexto e iniciar o tratamento.


Mas, afinal, receber lambidas do cachorro pode fazer mal à saúde?

Embora milhões de pessoas gostem e se deixem ser acariciadas pelas lambidas dos seus doguinhos sem nunca terem tido problemas de saúde por causa disso, é certo que algumas pessoas já ficaram doentes por terem sido beijadas por cães.


Mas, a boa notícia é que, embora haja bactérias na saliva dos cães, é possível amenizá-los adotando medidas preventivas como manter a saúde bucal em dia, as vacinas e os vermífugos, assim como as visitas regulares ao Médico Veterinário. Dessa forma os riscos de ficar doente por ter sido lambido pelo seu amigão será bem menor!