Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comunicação: o “Calcanhar de Aquiles” nas empresas

14/02/18 às 13:32 - Escrito por Marcos Giraldi
siga o Tarobá News no Google News!

Há algumas semanas, escrevi sobre o papel da liderança corporativa. O artigo falava das três competências do líder: entender o indivíduo... Formar equipe... Alcançar resultados extraordinários.

Na ocasião, você viu que a empresa é formada por pessoas, e que entendê-las é muito importante para conseguir conduzi-las a um estado de alta performance e, consequentemente, a resultados extraordinários.

Como já dizia Nando Reis na música “Inimitável”, “cada pessoa é um indivíduo, a diferença é que nos faz iguais”. É possível tratar igual os desiguais? Se há desigualdades, o jeito de lidar com cada um deve ser diferente, concorda?

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!


Em tempos de crise, o problema se agrava. Boa parte dos líderes foca nos resultados. Metas, números, produtividade. Entra-se em um círculo vicioso.

Você já deve ter presenciado a cena: Meta longe de ser alcançada. O patrão cobra o líder. O líder, pilhado, estressa ainda mais a equipe. Sem saber direito o que fazer, os liderados não rendem. O nervosismo aumenta. A pressão também. O patrão enlouquecido. A cada dia, novas fogueiras para apagar...

E um agravante: com a crise, as demissões deixaram o quadro ainda mais enxuto. Uau!!!!

O líder tem que colocar a mão na massa, caso contrário a coisa empaca de vez. Sem tempo para pensar, aspectos fundamentais de gestão de pessoas são deixados de lado. Gestão vira apenas uma palavra sem sentido. É preciso executar!!!


PARAR PARA PENSAR

Nessas horas, é importante parar e redefinir o ritmo de trabalho. E o primeiro passo é a definição de papeis. Até porque há diferentes tipos de liderança dentro de uma organização.

O diretor é – ou deveria ser – o líder estratégico. E, como estrategista, tem o papel de determinar a direção que a empresa vai seguir. Os comandos são passados para os líderes operacionais, ou seja, os gerentes.

Estes, que têm o papel de fazer a linha de produção funcionar, alinham o que seus superiores determinaram, repassam as ordens aos líderes de equipe que, por sua vez, coordenam o trabalho no chamado “chão de fábrica”.

O que une essas diferentes “camadas hierárquicas” dentro da empresa? Se você respondeu comunicação, acertou!

A comunicação é o oxigênio das empresas. Sem uma comunicação eficiente, fica muito mais difícil entender o indivíduo, saber o que a equipe precisa e, consequentemente, alcançar resultados extraordinários. Sem comunicação, o líder não saberá as características do liderado, seus sonhos, seus talentos e suas limitações. E o liderado não saberá o que a empresa precisa dele.

Se não houver um processo adequado de comunicação, a estratégia elaborada pelo diretor vai por água abaixo, pois as informações chegarão – se chegarem – de forma distorcida na base operacional.

Vamos trazer isso para sua empresa? Então reflita sobre os seguintes questionamentos:

1) Diretor, como é a comunicação com os líderes abaixo de você? Há uma rotina de comunicação assertiva e clareza no repasse das estratégias?

2) Gerente, como é a comunicação com seus superiores? As estratégias da empresa são bem definidas e repassadas para você? Você entende bem o que lhe é passado e concorda com as ordens do seu superior?

3) Gerente ou supervisor: como é a comunicação com seus liderados? Você é assertivo quando fala com eles? Sua linguagem é bem compreendida? A resposta deles é adequada?

Se a resposta a essas perguntas se situou na base do “eu acho”; ou se você pensou, pensou e não teve uma resposta, talvez seja hora de parar para avaliar o processo de comunicação na sua empresa ou no seu departamento.


COACHING NAS EMPRESAS

A comunicação é a grande demanda das empresas quando contratam os serviços da Skale Desenvolvimento Humano para treinamentos comportamentais e Coaching Executivo. Essas empresas sabem que ali está o Calcanhar de Aquiles da corporação. Mas não sabem como resolver esse grande gargalo.

A questão é muito mais complexa do que se pensa. Comunicação não se restringe apenas ao passar para frente uma situação. Envolve percepções, sistemas representacionais, deduções, crenças e valores.

Vamos fazer o seguinte? Quero te convidar para acompanhar os próximos artigos neste blog, voltados à comunicação. Já antecipo as abordagens:

- Como as diferentes percepções afetam a comunicação;

- Julgamento, fato ou dedução;

- A forma como o receptor absorve a informação faz toda a diferença;

- Agressividade, passividade e assertividade;

- Feedback.

Tenho certeza de que a forma como entende a comunicação corporativa vai mudar completamente a partir desses artigos. E talvez você veja a importância de um treinamento focado em comunicação para as lideranças e para os colaboradores da empresa.

Afinal, você, sua empresa, seus fornecedores, colaboradores e clientes merecem o melhor!!!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá