Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entender o indivíduo... Formar equipe... Alcançar resultados extraordinários

18/12/17 às 16:21 - Escrito por Marcos Giraldi
siga o Tarobá News no Google News!

Você que me acompanha aqui no blog sabe que trago reflexões sobre a vida pessoal, como o equilíbrio emocional, administrar os pensamentos e as armadilhas da mente. Mas também trago dicas de como o Coaching transforma gerentes e diretores em grandes líderes.

A formação de líderes é trabalhada pelo Executive Coaching, um processo poderoso de interiorização com foco na vida profissional. Nesse nicho, o Coaching trabalha de forma integrada entre executivo, empresa e coach. Uma ação interligada que traz resultados impressionantes.

Um dos vários temas que trabalhamos no Executive Coaching são os elementos de liderança. E geralmente, o ponto de maior impacto diz respeito aos três círculos que trazem a área de abrangência de um líder: entender o indivíduo, formar a equipe, delegar a tarefa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Nos próximos artigos, irei abordar cada um desses temas. Começo hoje com o primeiro item: entender o indivíduo.


EMPRESA = PESSOAS

Uma empresa é formada por pessoas. Sem as pessoas, não há produção, não há execução de tarefas, não há produto... não há resultado. Dessa forma, um líder empresarial deve ser especialista em lidar com gente.

O problema é que achar um líder que entenda o indivíduo para formar grandes equipes e alcançar resultados extraordinários é extremamente raro. Por isso que mais de 70% das empresas brasileiras se dizem insatisfeitas com as lideranças que possuem.

Sua empresa está entre esses mais de 70% de insatisfeitos?

Como disse em outra ocasião, na maioria das vezes, a liderança falha é culpa da própria empresa, que não qualifica seus executivos para lidar com pessoas. Geralmente, o foco está no resultado, quando deveria estar nas pessoas.

Dessa forma, o líder deve entender o indivíduo. E conhecê-lo na essência. Para isso, deve ter ferramentas adequadas e uma grande capacidade de diálogo.

O processo de Business Coaching da Skale Desenvolvimento Humano tem uma ferramenta extraordinária para conhecer o indivíduo: a Dominância Cerebral. Através dela, sabemos com uma precisão de 98% as características da pessoa, seus pontos fortes e os pontos de melhoria. Assim, o líder saberá se aquela pessoa está adequada na função ou se precisa remanejá-la.

Logo que iniciamos um trabalho de Business Coaching na corporação, aplicamos o teste nos colaboradores indicados pela empresa. É um mapeamento preciso da força de trabalho que compõe aquela companhia.

Você conhece seus colaboradores na essência? Sabe quais são os pontos fortes deles? Ou perde tempo e dinheiro com treinamentos que raramente trazem resultados?

Mas o líder também deve saber ler o momento da vida daquele liderado. Aí, não tem outro jeito senão ouvir na essência, saber se comunicar, dar feedbacks constantes.

É preciso saber quais são os sonhos, os dilemas, os desafios da vida pessoal. Assim, o líder terá condições de falar a linguagem certa para tocar o coração do liderado e fazê-lo trabalhar feliz.


VESTIR O SONHO

Até porque, sejamos honestos, aquela história de “vestir a camisa da empresa” é algo que não existe. Cada indivíduo veste, sim, a camisa dos seus sonhos. E o líder que não souber o sonho do colaborador dificilmente tocará o coração dele.

Ao entender o sonho do colaborador, o líder poderá mostrar a ele como a empresa o ajudará a alcançar esse sonho. A partir daí, a relação muda. Em vez da queda-de-braço característica da relação empresa-funcionário, passa-se a ter um ambiente de colaboração mútua, onde as duas partes sabem o que devem fazer para tirar o melhor proveito possível dessa parceria.

Sim, porque a relação empresa-empregado nada mais é do que uma parceria. E se ambos estiverem satisfeitos, todos ganham.

Entender o indivíduo passa por viver as dores dele, conhecer seus anseios, suas virtudes, seus defeitos. Falar a linguagem que ele entende. Como alcançar esse “milagre”? Esse é o papel do Executive Coaching: mostrar as ferramentas ideais para o líder efetivamente liderar!

A partir daí, é possível ir para a próxima etapa que vai possibilitar alcançar resultados extraordinários: formar uma equipe mega-power. Assunto para nosso próximo artigo.

Abraços a todos e um Feliz Natal!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá