Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

O Famoso Sanduíche de Mortadela do Mercadão

21/10/17 às 08:49 - Escrito por Bruno Maffi
siga o Tarobá News no Google News!

Semana passada conheci uma figura ilustre, personagem célebre no Mercadão Municipal de São Paulo. Se alguém procurar pelo José Edson Teixeira dificilmente vai ter bom êxito, mas se procurar pelo “Pé-de-lã”, logo receberá indicação do Hocca, o tradicional bar que surgiu com o mercadão, na década de 30.

O Pé-de-lã chegou mais tarde, há 32 anos, mas a sua história se confunde com a do bar. Ele conta que conviveu com o fundador do Hocca, o seu Horácio, um imigrante português. No início o local era pequeno e o fundador gostava de dizer que parecia uma oca, daí surgiu o nome famoso. As primeiras letras fazem memória ao nome do empreendedor.

Foto: Bruno MaffiFoto: Bruno Maffi 

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Se hoje o glamour envolve o lanche, que chega a pesar 400 gramas, no início não foi assim. Pé-de-lã conta que ainda era bem jovem, mas tem a lembrança do bar ficando cheio, por volta das 10 da manhã, quando os trabalhadores chegavam já cansados, pedindo ao Horácio que caprichasse no lanche. “Eles carregavam aqueles carrinhos com rodas de madeira, às vezes com 200 caixas empilhadas. Alguns diziam que seria a única refeição do dia!”

A opção de alimentação barata e acessível chamou atenção dos paulistanos e se transformou em atração turística. Mortadela de qualidade, com um fiozinho de azeite de oliva e um pão francês com casquinha bem crocante. Em média, nas três unidades dentro do Mercadão, são servidos 700 sanduíches por dia. A versão tradicional é a queridinha, mas há outras mais elaboradas, com queijos variados e tomate seco.

Foto: Bruno MaffiFoto: Bruno Maffi 

O Hocca também serve pastéis: sugiro o de camarão. É maravilhoso! O bolinho de bacalhau e a variedade de hambúrgueres também conquistaram o público. O Virado Paulista e Escondidinho são as opções com menos tradição, mas que já começaram a ganhar apreciadores fieis.

Depois de saborear o sanduíche e ouvir as histórias do garçom, confirmei se o apelido era pelo que estava imaginando... ele arrumou o cabelo e disse que quando era moço era conhecido pela fama de paquerador. "Seu Horácio conquistava os clientes pela mortadela, e eu, sem chamar atenção, pelo charme!"

Foto: Bruno Maffi Foto: Bruno Maffi 

O Mercadão fica na Rua Cantareira, 306. Se você for de metrô, desça na Estação São Bento, cruze a famosa 25 de Março e logo você vai encontrar. Funciona todos os dias: segundas a sábados 6h às 18h. Domingos e feriados 6h às 16h.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá