Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Policiais, bombeiros, agentes penitenciários, trabalhadores expostos à insalubridade e periculosidade, tiveram aumentados os requisitos a aposentadoria

01/02/21 às 17:40 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

As regras para aposentadoria mudaram muito nos últimos anos. Uma das mudanças é relacionada à aposentadoria especial, ou seja, a aposentadoria de profissionais que trabalham expostos à insalubridade ou periculosidade, com atenção redobrada e níveis altos de estresse.

Esse tipo de aposentadoria é válido apenas para uma parcela de profissionais que trabalhem em ambiente de insalubridade. Deve necessariamente existir agentes nocivos à saúde no meio em que atuam. A Aposentadoria Especial não exige idade mínima.

Entre os tipos de condições nocivas à saúde, pode-se listar: manipulação de instrumentos elétricos, inflamáveis ou cortantes; exposição à doenças infectocontagiosas; contato com material biológico ou produtos químicos; materiais físicos que ofereçam prejuízos à saúde; ruídos altos; altas ou baixas temperaturas artificiais; etc.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

CASO CONCRETO

Recentemente, em uma ação judicial contra o INSS, um mecânico foi beneficiado pela aposentadoria especial. A juíza de segundo grau, concluiu que o mecânico teria direito. E ainda verificou que o tempo em atividade rural colaborou para a aposentadoria por tempo de contribuição.

A juíza de segundo grau afirmou que a legislação para concessão da aposentadoria especial discriminou serviços/atividades profissionais sujeitas a agentes químicos, físicos e biológicos, cuja exposição contínua poderia causar prejuízo à saúde ou integridade física do trabalhador.

Além disso, a juíza esclareceu que a aposentadoria especial é devida ao segurado que tiver trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme a atividade profissional.

Por fim, ficou claro no processo que o mecânico fazia a manipulação constante de óleos, graxas e solventes. Dessa forma, é evidente a exposição do trabalhador a produtos químicos e é consequência da aposentadoria especial.

Se você tem algum assunto que queira que eu trate aqui no blog, mande um whatsapp para mim:

(43) 9.9991-2100

Um abraço

Gabriel Antunes

© Copyright 2023 Grupo Tarobá