Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Barracão Tangará traz espetáculos de palhaços neste fim de semana

04/08/22 às 20:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste fim de semana, a Vila Cultural Barracão Tangará oferece duas apresentações gratuitas de palhaçaria. No sábado (6), às 20h, a Cia. Grita de Palhaças, formada pelas atrizes Juliana Galante (que interpreta a palhaça Adelaide), Mariana Ferrari (palhaça Cora) e Aneliza Paiva (Frida), apresentam o espetáculo “Multidançarinas”, com muita graça e uma coreografia totalmente original. A entrada é gratuita e os espectadores podem dar uma contribuição voluntária para as artistas, caso desejem. O Barracão fica na Rua Augusto Severo, 544, no Bairro Aeroporto.


E, no domingo (7), também às 20h, será a vez do ator cômico argentino Sebastian Godoy encantar a plateia com seu excêntrico personagem “Yo-Yo”. O palhaço brinca com os espectadores, repetindo ao longo de todo o espetáculo que “o show começa em cinco minutos”, e acaba prendendo a atenção da plateia com sua mala e seus passos atrapalhados.


“O ator Sebastian Godoy está participando de vários festivais pelo Brasil, e teremos o espetáculo dele aqui no Barracão também”, comentou o programador cultural da Vila Barracão Tangará, Pedro Giovani Queisada.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Tanto no sábado como no domingo, o Barracão Tangará abrirá às 19h30 para receber o público, e os espetáculos começarão às 20h. Nos dois casos, a entrada é gratuita e aberta a espectadores de todas as idades.


O programador cultural da Vila informou que não é necessário reservar ingressos com antecedência, mas que estes são adquiridos gratuitamente por ordem de chegada. “Temos capacidade para um público de 100 a 120 pessoas”, disse. Uma vez que os lugares acabam, as entradas são encerradas.


Queisada contou que o Barracão voltou a ter atividades presenciais em março de 2022, e que ambos os espetáculos deste fim de semana têm classificação indicativa livre.


A Vila Cultural e as apresentações são patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


Reestreia

Segundo a atriz Aneliza Paiva, que interpreta a personagem Frida na Cia. Grita de Palhaças, o evento deste sábado será a primeira ocasião em que apresentam o show “Multidançarinas” desde o início da pandemia. “Será uma reestreia deste espetáculo. Fizemos pela última vez em 2019, e preparamos algumas novidades para sábado. Dá um ‘frio na barriga’, pois estaremos testando algumas coisas novas”, contou.


As artistas voltaram a realizar apresentações presenciais em março deste ano, com o outro espetáculo que apresentam juntas, chamado “Meta For Mosa”. Durante a pandemia, elas ofereceram oficinas e participaram de mostras e espetáculos de artes circenses somente de forma virtual. “Está sendo muito gostoso esse retorno ao presencial”, comentou Juliana Galante, que faz o papel da palhaça Adelaide.


A atriz Mariana Ferrari, que interpreta a personagem Cora, destacou a importância do contato presencial para a arte da palhaçaria. “É uma arte do encontro. É importante ver a reação imediata do público, ouvir as risadas, saber como estão recebendo a apresentação, ouvir os aplausos”, afirmou. Para ela, a reestreia é também importante por ser a volta do primeiro espetáculo que montaram juntas. “A classificação é livre, então normalmente a plateia é bastante variada”, explicou.


Aneliza Paiva apontou que, por ser uma companhia de palhaças formada por três mulheres, a presença delas pode trazer uma perspectiva diferente para o público. “Procuramos sempre trazer uma leveza com a qual as pessoas possam se identificar. Nossa dramaturgia traz piadas que são feitas à nossa maneira”, afirmou. A artista concluiu dizendo que o retorno presencial tem sido também revigorante para o público.


Sobre os artistas – A Cia. Grita nasceu em 2017, do encontro de Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, atrizes e palhaças que já trabalhavam de forma individual com pesquisas pessoais sobre palhaçaria. “As Multidançarinas”, espetáculo que estreou em 2017, é o primeiro da Cia. e foi apresentado durante 15 dias no Festival de Teatro da Caixa Cultural, em Bauru, em 2018. Em seguida, com apoio do Promic, estrearam a apresentação “Meta For Mosa”, fruto de pesquisa que durou um ano, com direção da atriz, palhaça e diretora Adelvane Néia. O espetáculo estreou em novembro de 2019, com o tema e pesquisa voltados para a palhaçaria feminina. Em 2020, as artistas participaram de mostras virtuais.


Sebastian Godoy começou a sua formação como ator e palhaço enquanto cursava Biologia Marinha, em 2003. Deu sequência à formação em teatro, dança, palhaçaria, máscaras e circo em Buenos Aires. Com o espetáculo solo “Yo-Yo”, participou de diversos festivais no país e no exterior. Fundador da Compañía de Humor y Teatro Los Bla Bla, em 2010 foi selecionado pelo Cirque du Soleil, onde fez parte do programa PPP – programa de preparação de performance, para estar no show “Crystal” e, em 2018, fez parte do espetáculo “O homem que perdeu a sombra” no Teatro Cervantes, em Buenos Aires. Atualmente, dá aulas de palhaçaria para crianças e adultos em diferentes escolas da Argentina.


Um trecho de “Multidançarinas” está disponível neste link . Também é possível assistir um pouco da atuação do personagem “Yo-Yo” neste link .

© Copyright 2023 Grupo Tarobá