Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

O Transtorno do Estresse Pós Traumático durante a Pandemia

31/03/21 às 13:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de um ano de Pandemia, toda a sua evolução e suas variadas consequências, hoje temos um panorama mais claro do impacto negativo que a saúde mental vem sofrendo. Já podemos constatar que o Transtorno do Estresse Pós Traumático, causado por todo este cenário, é uma realidade na vida de boa parte da população.

Segundo a Dra. Aline Machado Oliveira, Psiquiatra e Psicoterapeuta Junguiana, -O medo que é alimentado pelos noticiários fatalistas, o medo de morrer ou de perder algum familiar ou amigo, o medo de perder o emprego ou de entrar em falência, o medo da incerteza do futuro, enfim, todo este medo está sendo um dos grandes causadores de transtornos mentais nos dias atuais atingindo, em maior ou menor grau, toda a população.

Todos nós estamos vivendo algum nível de estresse em função da pandemia. No entanto, há pessoas que são afetadas por esse medo de maneira tão intensa, fora do normal, que acabam desenvolvendo um quadro de Estresse Pós Traumático” – explica a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
SECRETARIA DE SAÚDE

Boletim semanal contabiliza 3 novas mortes por dengue em Londrina

Imagem de destaque
MISSÃO

Aeromédico do Consamu completa a missão de número 4 mil nesta sexta-feira

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Apucarana atinge meta ao vacinar 95,9% das crianças contra a paralisia infantil

Imagem de destaque
CASCAVEL

Carreata de carros antigos marca início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Passado este tempo, hoje nos vemos obrigados a ter que lidar com os nossos medos que se tornaram reais. Por isso é de extrema importância que a pessoa que esteja vivendo essa situação, de medo intenso, procure por um profissional da saúde mental, para que assim seja orientada e tratada adequadamente.” - completa a Dra. Aline Machado Oliveira.

Os Profissionais Da Saúde Na Luta Contra A Covid19

Qual o maior desafio dos profissionais da saúde na luta contra a Covid19?

Muitas pessoas não fazem ideia da luta que os profissionais da saúde estão enfrentando diante da pandemia da Covid19. Esses profissionais, que estão na linha de frente dessa guerra que já dura um ano, longe de seus familiares, com sobrecarga de trabalho, estão enfrentando os velhos problemas de infraestrutura da saúde, somados a uma nova situação de pandemia a nível mundial.

Existem as cobranças, as incertezas do futuro e a preocupação com os familiares e amigos. Mas, principalmente, passam pela rotina diária de ter que conviver com a pandemia, atendendo pessoas infectadas e tendo que lidar com o desespero de seus familiares, e sua impotência diante dos óbitos. Todo este cenário que esses profissionais têm que encarar dia após dia acaba gerando um esgotamento físico, emocional e mental.

Houve um aumento de profissionais da saúde dentro dos consultórios de psicólogos e psiquiatras – “No meu consultório já atendi pacientes, profissionais da saúde, que desenvolveram o Transtorno do Estresse Pós Traumático, em função de toda essa situação” –   comenta a Dra. Aline.

E esses profissionais que vem sofrendo com traumas, vivenciando esse esgotamento mental devido ao seu trabalho, principalmente quem está na linha de frente na luta contra a covid19, deve sim procurar um psicólogo ou um psiquiatra para um diagnóstico mais preciso e para ser encaminhado para o tratamento mais adequado – orienta a psiquiatra.

Assessoria 

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá