Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministro da Saúde garante o fortalecimento da vacinação em cidades de fronteira

19/11/21 às 19:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou a atuação de Foz do Iguaçu no enfrentamento à pandemia e a união de esforços com o Paraguai para garantir a ampliação da cobertura vacinal na região de fronteira.

A fala do ministro foi no evento de Multivacinação, realizado nesta sexta-feira (19) na região da Vila Portes, próximo a aduana brasileira na Ponte Internacional da Amizade.

Queiroga também garantiu o fortalecimento da vacinação em cidades-gêmeas para ampliar a imunização e evitar uma terceira onda da doença. "Graças a uma estratégia diversificada do governo federal, estamos hoje próximos ao final do ano, ofertando também a dose de reforço para toda a população acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
RACHA BR-369

MP oferece denúncia por racha e homicídio doloso à Carlos Miguel Santos

Imagem de destaque
VIAJANTES

Casal larga tudo para viajar pelo país de carro

Imagem de destaque
GUARDA MUNICIPAL

Secretaria de Defesa Social afirma que está comprando 25 novas viaturas

Imagem de destaque
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Novos investimentos devem atrair ainda mais turistas

“Queremos ainda ampliar a vacinação com o Paraguai e fortalecer a segurança sanitária nas fronteiras, evitando assim uma terceira onda da doença e garantindo a imunização entre os moradores", destacou o ministro.

Promovido pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e Secretaria Municipal da Saúde, o evento de multivacinação também contou com a presença do ministro da saúde do Paraguai, Julio Borba Vargas, do diretor geral da SESA, Nestor Werner Junior, representando o secretário Beto Preto, do prefeito Chico Brasileiro e da secretária municipal de saúde Rosa Maria Jerônymo.

Durante a solenidade, Brasileiro agradeceu ao governo federal por tornar Foz do Iguaçu uma referência em vacinação e enfrentamento à Covid-19. "Mais uma vez o ministro vem a Foz fortalecer esse laço entre Brasil e Paraguai. Estamos avançando com a retomada econômica e do turismo graças à vacinação e ao compromisso do Ministério da Saúde, que teve um olhar especial pela nossa região", afirmou o prefeito.

Cenário

O Brasil chegou a 300 milhões de vacinas aplicadas nesta sexta-feira. Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro, Foz do Iguaçu atingiu 108,6% de cobertura vacinal com a primeira dose ou dose única e 96,7% com a segunda dose entre a população adulta. A cobertura entre adolescentes chegou a 78,67% com a primeira dose.

Balanço

Durante todo o dia, moradores ou estrangeiros que passaram pelo evento puderam se vacinar contra a Covid-19 e também atualizar a carteirinha de vacinação com as doses da Tríplice Viral, Febre Amarela e Influenza. Iguaçuenses com a segunda dose em atraso também puderam completar a imunização hoje, durante a ação na Vila Portes.

Foram aplicadas 517 doses de vacina contra covid, sendo 81 para moradores do Paraguai e Argentina; 103 contra influenza, das quais 19 para estrangeiros; 50 contra febre amarela, sendo 20 para estrangeiros; e 34 contra tríplice viral, destas 2 para estrangeiros. Também foram feitos 120 testes rápidos para a detecção do coronavírus, dos quais 7 deram resultado positivo.

O Paraguai também realizou uma ação, ofertando vacinas contra a Poliomielite, Sarampo e Covid.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá