Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Transitar entrega livros sobre educação no trânsito na rede municipal de ensino

23/09/22 às 12:46 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

As ações da Semana Nacional do Trânsito também têm foco na educação dos pequenos. O trabalho de conscientização das crianças é mais uma das frentes das ações da Transitar em Cascavel, que acontecem frequentemente na Escola pública Municipal de Trânsito. E nesta sexta-feira (23) alunos da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, do Bairro Interlagos, receberam ainda mais reforço para que esse conhecimento seja aprimorado.

 

Isso porque alunos do1º ao 5º ano receberam livros do Educa, projeto do Observatório Nacional de Segurança Viária. Os estudantes das escolas municipal de ensino Arthur Carlos Sartori, Professora Maria dos Prazeres e Dilair Silvério Fogaça também serão contemplados. Ao todo, são cerca de 2 mil livros que serão entregues gratuitamente aos alunos que vão obter em sala de aula, mais conhecimentos sobre o trânsito e a mobilidade, com conteúdo contemplado no Currículo Escolar do Município. O projeto deverá ser ampliado para mais unidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATÉ O DIA 14

Confira a programação de shows da ExpoLondrina para os próximos dias de festa

Imagem de destaque
VEJA COMO PARTICIPAR

A história da sua família pode estrelar uma exposição sobre a imigração italiana

Imagem de destaque
DE 10 A 14 ANOS

Após receber 2.291 doses, Apucarana começa vacinar contra a dengue neste sábado

Imagem de destaque
2ª EDIÇÃO

Londrina Paraná Day reúne representantes nacionais e internacionais de oito países

 

De acordo com a encarregada do Setor de Educação de Trânsito e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, o Educa é um programa de educação no trânsito para as escolas que têm o objetivo de subsidiar a realização da educação para o trânsito, como tema transversal na educação básica e também promover de forma contextualizada, permanente, com significado o aprendizado. “O programa também contribui para incluir a educação para o trânsito nas políticas públicas e em projetos políticos pedagógicos de escolas públicas e privadas, além de instituir um projeto de educação no trânsito e promover a intersetorialidade no tratamento do tema, então a gente pode juntar o tema trânsito com os demais conteúdos que são trabalhados em sala de aula. As atividades são interativas e incentivam o protagonismo do aluno, além disso jogos e outros recursos também são utilizados para avaliar o interesse e participação do aluno. É um livro consumível, o aluno poderá recortar, escrever, sem problema nenhum”, explica.

Os livros foram entregues a cidade de Cascavel, por conta da relevância do município no contexto de trânsito. O conteúdo passou pela aprovação da coordenação da Transitar e também da Secretaria Municipal de Educação. “Mais uma vez Cascavel se destaca no cenário nacional como um município escolhido para trabalhar a educação de trânsito, visto as ações que acontecem aqui e todo o trabalho desenvolvido enquanto gestão de trânsito”, pontua Moura.

Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.

 

ESCOLA FRANCISCO VAZ DE LIMA


A escolha da primeira entrega na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima não foi aleatória. A unidade tinha um significativo número de atropelamentos, mas o cenário mudou após o projeto Rua Segura. “A partir do momento que foi modificada essa via, ou seja, uma faixa elevada foi colocada lá, foi alterado o lugar onde de entrada das crianças. Antes eles entravam na via principal, agora eles utilizam a via de acesso ao lado, da Avenida Interlagos, desde então não tem mais problema de fluxo, nem reclamações”, destaca Luciane de Moura.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


© Copyright 2023 Grupo Tarobá